terça-feira, 11 de setembro de 2007

Sagan, Larson e Lafforgue


Informação recebida da Gradiva:

Livros de Setembro

Carl Sagan
As Variedades da Experiência Científica - Uma visão pessoal da procura de Deus

As admiráveis (hoje quase lendárias) palestras Gifford e os debates inesquecíveis que se lhes seguiram agora editadas, pela primeira vez, em livro. Com este inédito, o último que faltava publicar, a Gradiva inicia uma nova série em que será reeditada toda a obra de Carl Sagan.

«Obras de Carl Sagan», n.º 1, 288 pp.

Gary Larson
Há um Cabelo na Minha Terra!

Só uma editora poderia editar GARY LARSON em Portugal, a Gradiva. Um autor e um livro absolutamente geniais. Prefácio de E. O. Wilson, autor de "A Criação", que a Gradiva lançará brevemente na «Ciência Aberta».

«Fora de Colecção», n.º 287, 64 pp.,

Laurent Lafforgue e outros
Eduquês: Um Flagelo Sem Fronteiras - O caso Lafforgue

O eduquês veio de fora. Somos, aliás, mestres a importar o que não faz falta. E importamos sempre tarde, quando lá fora já começam a ver-se livres da praga, e sempre sem sabermos bem o que estamos a importar. Por isso a versão portuguesa do eduquês é ainda mais tonta e perversa do que a original...

«Temas de Matemática», n.º 5, 100 pp.

3 comentários:

Anónimo disse...

Aliás, Eça, com a sua fina e cortante ironia, como que sintetizou o último parágrafo deste post, de uma forma admirável: "Portugal é um pais traduzido do francês em calão". O "eduquês" não podia, assim, ser um genuíno produto nacional como o bacalhau com todos, por exemplo. Não foi, importámo-lo além-fronteiras...em calão.
O próprio Eça defende-se da acusação de fazer (ab)uso de galicismos por parte de amigos que o acusavam de defeitos em que eles próprios incorriam dizendo: "É escandaloso. Para vocês tudo é permitido: galicismos à farta, pilhérias à pátia 'à bouche que veux-tu'! A mim nada me é permitido! Ora cebo!"
Mudam-se os tempos, mas nem sempre se mudam os costumes!

paulu disse...

Sagan reeditado é uma notícia excelente! A cereja no cocuruto do bolo seria a série COSMOS a passar no RTP Memória. (Já nem me atrevo a sonhá-la noutros canais...)

Anónimo disse...

As recomendações são interessantes. Ob

Duas perguntas:

1. o q entende por um livro "absolutamente genial"? Provavelmente vai aconselhara-me a ler o livro. Td bem

2. Quem é o "nós" que "importamos" a tralha q se faz "lá fora"?

Cumprimentos

TODA A GLÓRIA É EFÉMERA

Quando os generais romanos ganhavam uma guerra dura e bem combatida, davam-lhes um cortejo e rumavam ao centro de uma Roma agradecida. ...