domingo, 26 de abril de 2015

Todos iguais, mas uns mais iguais do que outros


Informação recebida do Ciência Viva:

A bióloga Patrícia Beldade é a convidada da próxima conferência Ciência Viva, intitulada "Todos iguais, mas uns mais iguais do que outros", que terá lugar no próximo dia 30 de Abril, quinta-feira, às 19.30, no Pavilhão do Conhecimento.

O que está escrito no nosso DNA? Como se lê esse texto? Não existem dois organismos exactamente iguais. Entre os seres humanos, por exemplo, existem pessoas de diferentes alturas, pesos, cores de pele e de cabelo, formatos de cara e de olhos. Esta variação - diferenças entre indivíduos de uma mesma espécie - é a matéria-prima que permite à evolução produzir a extraordinária diversidade de organismos que habitam a Terra. Patrícia Beldade virá falar-nos do seu trabalho sobre os mecanismos responsáveis por diferenças entre indivíduos da mesma espécie e entre espécies diferentes e que contribuem para a variação genética.

Patrícia Beldade é Investigadora Principal no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e doutorou-se na Universidade de Leiden (Holanda), onde foi professora entre 2005 e 2011. Trabalha em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento, área em que tem publicado numerosos artigos em revistas científicas internacionais de renome.

A entrada na conferência é gratuita mediante inscrição prévia na página do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.

Próximas conferências:

28 de Maio: Nuno Ferrand (Universidade do Porto) | Biodiversidade

25 de Junho: Lia Vasconcelos (Universidade Nova de Lisboa) | Ilhas de Plástico - Que Fazer?

Sem comentários:

O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...