quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bibliotecas para lá dos livros


CONVITE

 Na próxima 3ª feira, 7 de Abril de 2015, às 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada com o Professor José Moura, Director da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A apresentação do orador será feita pelo Professor Carlos Fiolhais, Director do RÓMULO.

 ENTRADA LIVRE

 SINOPSE DA PALESTRA:

 No Campus de Caparica, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa é uma mais-valia em todo o espaço urbano e cultural do município de Almada. Uma verdadeira mini‐cidade, onde se desenvolve uma intensa atividade de ensino e progresso tecnológico e científico. Nesse interface cidade/universidade, um elo significativo com a comunidade circundante é a Biblioteca da FCT, um edifício com acesso público, aberto à comunidade. Na era da informação, uma biblioteca tem de ter um novo dinamismo e objectivos diferenciados. Do nosso computador e através das redes (sociais, de dados científicos, etc.) temos um acesso muito fácil à informação que pretendemos, em diferentes formatos: texto electrónico, áudio, vídeo, mais frequentemente. Ao desafio “Bibliotecas para que servem hoje em dia? temos vindo a dar uma resposta pró‐ativa, desenvolvendo um trabalho continuado de procura e armazenagem de informação, assim como utilização de novas ferramentas e criação de bases de dados, sempre na óptica de formação e apoio ao utilizador. Por outro lado, acreditamos que estas novas bibliotecas devem organizar e catalisar um conjunto de atividades culturais e de serviços variados. A Biblioteca tem vindo a ser um desafio para quem ali vive ou passa pela Universidade, propondo um programação regular de Exposições, Espetáculos, Workshops, Seminários, Conferências, Encontros e projectos especiais da mais variada índole, da Ciência à Tecnologia, da Gastronomia ao Teatro, ao Cinema e à Arte. É bem patente que a Biblioteca da FCT está a mudar o rumo e a imagem das bibliotecas tradicionais. Assim, a FCT e a sua Biblioteca cumprem algo que deve ser um dos objectivos de uma Universidade moderna e atenta, desenvolvendo programas de extensão cultural, desenvolvimento local e humanização das áreas de ciências e tecnologias.

 BREVE BIOGRAFIA DO ORADOR:

 JOSÉ J. G. MOURA, nascido em 1951, Engenheiro Químico IST, UTL, Lisboa (1974), Doutoramento em Química pela FCT ‐ Universidade Nova de Lisboa (UNL) (1979). 1979‐1981 – Investigador Convidado da Universidade de Minnesota, EUA. 1984‐2002 – Professor Convidado, Universidade da Georgia, EUA. 1991‐ 1994 – Membro do NATO Programa ‐ Supramolecular Química, 1992‐1993 ‐ Membro do Painel de Química do Human Capital & Mobility – DGXII, CE. 1994 – Membro do Painel Protein Engineering ‐ Structural Biology – EC, 1994‐... Professor Catedrático da FCT‐UNL. 1997‐2000 – Presidente do Departamento de Química. 2000‐2006 Delegado Português ao INTAS e COST. 2003‐2006 Presidente do Conselho Científico da FCT‐ UNL. 2004‐2006. Membro do Comité Técnico do COST. 2004 ‐ Prémio Estímulo à Excelência do MCES. 2005‐ Membro Eleito do Conselho de Cientistas da Soc. Biol. Inorg. Chemistry. 2006 ‐ Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Membro de diversos Editorial Boards. Membro do Painel Científico do Programa Estímulo da Ciência da Fundação Gulbenkian e colabora com FCT na avaliação de projectos. Em 2010 foi eleito Presidente da Society of Biological Inorganic Chemistry. Tem mais de 400 artigos ISI publicados com um índice h de 54. É Director da Biblioteca do Campus de Caparica, FCT‐UNL desde 1996, estando envolvido na coordenação deprojectos culturais e científicos.

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...