quinta-feira, 9 de abril de 2015

CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO

 Convite recebido dos Organizadores:


Um grupo de docentes e alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa convida-o a estar presente no Fórum “Pela Língua Portuguesa, diga NÃO ao «Acordo Ortográfico» de 1990”, que pretende debater as consequências nefastas da aplicação do “Acordo Ortográfico” de 1990.
A sessão, organizada por Cristina Pimentel, Helena Buescu e Teresa Cadete, decorrerá no dia 14 de Abril, terça-feira, a partir das 18h, no Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Cidade Universitária).

A iniciativa terá duas partes:
1.ª) Intervenções dos oradores: António Chagas Dias (tradutor; Associação Portuguesa de Tradutores)António Feijó (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Professor da Faculdade de Letras)Casimiro de Brito (Poeta, ex-Presidente do PEN Clube Português)Duarte Bénard da Costa (Movimento contra a "aplicação" do AO90 aos exames nacionais; aluno do Liceu Camões)Francisco Miguel Valada (tradutor nas Instituições da União Europeia)Maria Filomena Molder (Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) Nuno Pacheco (jornalista, Subdirector do Público).
Serão lidas mensagens de António Bagão FélixAntónio Garcia PereiraGonçalo M. TavaresIsabel Pires de LimaJoão BragaManuel Alegre e Miguel Tamen.
2.ª) Debate com o público presente, em que também intervirão, designadamente: Ana Isabel BuescuBárbara WongGastão CruzHenrique LeitãoIvo Miguel BarrosoMaria Alzira SeixoMaria do Carmo VieiraMário de Carvalho,Pedro MexiaRicardo Araújo PereiraTeolinda Gersão e Teresa Cid.
 
Pedimos-lhe uma ampla divulgação deste evento entre os seus contactos.
 
Para qualquer informação suplementar que entenda necessária, disponibilizamos os contactos das organizadoras:

Cristina Pimentel (Professora Catedrática do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa): mpimentel1@campus.ul.pt; telefone do Centro de Estudos Clássicos: 217920005.
Helena Buescu (Professora Catedrática do Departamento de Literaturas Românticas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa): h.buescu@netcabo.pt;
Teresa Cadete (Professora Catedrática do Departamento de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa): trcadete@googlemail.com.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...