quarta-feira, 1 de abril de 2015

Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

O último número do Boletim da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra foi recentemente publicado, e disponibilizado em acesso aberto, através do link:


Trata-se de um Número Especial que nos dá a conhecer um estudo sobre a automatização das Bibliotecas da Universidade de Coimbra, que obrigou a um trabalho persistente de recolha e de compilação de informação dispersa e confinada ao arquivo interno da BGUC. A sua autora refere que este trabalho abrange“[…] todo o período que vai desde o momento em que os bibliotecários de Coimbra compreenderam as vantagens que o uso do computador traria às várias operações executadas nas bibliotecas (1964) até à implementação do atual Sistema Integrado de Bibliotecas (2003) utilizado pelas dezenas de bibliotecas da Universidade de Coimbra […]”.
Deste modo, revela-se como um contributo essencial para a história da informatização das bibliotecas em Portugal, fazendo a reconstituição de todo o processo de informatização levado a cabo.

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...