quinta-feira, 16 de abril de 2015

NOVA PRESIDENTE DA FCT


Já é oficial, confirmando a informação que circulava desde há dias na comunidade científica. Maria Arménia Carrondo, professora da Universidade Nova e investigadora do ITQB, a mesma Universidade e o mesmo Laboratório Associado que Miguel Seabra (que, como é sabido, tem acumulado com um lugar no Imperial College de Londres). Nascida em Vila Nova de Famalicão é engenheira química pela Universidade do Porto, correspondendo em parte ao perfil que aqui tracei há dias. O seu doutoramento foi no Imperial College. Carrondo foi vice-reitora da Universidade Nova e tem sido assessora de Seabra na FCT, um facto que suscita preocupações e que obviamente não encaixa no referido perfil..

Não se lhe conhece posição pública sobre o enorme desatino que foi o corte de 50% das unidades de investigação, nem sobre o clamoroso défice de qualidade da avaliação FCT-ESF nem ainda sobre a redução drástica nas bolsas de doutoramento e pós-doc. Vai ter agora oportunidade de se pronunciar e esperemos que se pronuncie em breve. A ciência precisa de justiça e de tranquilidade, que só se podem conseguir com transparência e integridade, tudo o que tem faltado. Ao estado de desgraça actual é justo que se suceda um estado de graça. Desejo à Doutora Carrondo muitas felicidades nas suas novas funções, ficando à aguardar que, com a rapidez necessária, ela proceda à indispensável mudança de uma política do posso-quero-e-mando, com a qual o ministro foi complacente, no sentido de um clima de diálogo com os cientistas e com a sociedade.  Vamos com interesse ver aquilo que diz e, acima de tudo, aquilo que faz.

Na foto, Maria Arménia Carrondo, a quem cumpre agora emendar os muitos erros de Miguel Seabra.

5 comentários:

Anónimo disse...

Vejamos no que isto vai dar. Tenho esperanças nela.

Anónimo disse...

Hum... acho que infelizmente vai ser mais do mesmo. Só mesmo os tribunais vão conseguir parar a veia destruidora desta equipa... e quando o fizer, será tarde de mais.

Anónimo disse...

Há uma Agenda a cumprir, e ela não é a nossa, vai ser preciso mais do que a acção dois eleitos.

Anónimo disse...

"correspondendo em parte ao perfil que aqui tracei há dias"

???????????????????????????????

É das "bioqualquer coisa"
É da Universidade Nova
"É" (actividade profissional) de Lisboa
É do círculo interno da FCT

É Engenheira.

Corresponde em 20% ao perfil que traçou. Digamos que é um "parcial" muito parcial.

lino disse...

Farinha do mesmo saco!

NO AUGE DA CRISE

Por A. Galopim de Carvalho Julgo ser evidente que Portugal atravessa uma deplorável crise, não do foro económico, financeiro ou social, mas...