terça-feira, 21 de abril de 2015
Mensagem da Presidência da FCT
Recebi na minha caixa do correio esta mensagem da Presidência da FCT ontem pelas 16h49. Há só um pequeno problema técnico: a homenagem por todo o país ao Prof. José Mariano Gago ocorreu por todo o país às 12 h. No Pátio das Escolas em Coimbra uma pequena multidão universitária aplaudiu o ex-ministro durante largos minutos precisamente poucos minutos após as 12h.A FCT, que tem a mania das horas certas nos prazos, mais uma vez falhou completamente, mostrando a incompetência dos vice-presidentes em exercício. E há um outro problema, este maior e político: então a Presidência da FCT faz de "pombo-correio", enviando uma mensagem de outros, e não tem nada a dizer aos investigadores da sua própria lavra? Não é a FCT a sucessora da JNICT que Mariano Gago tão brilhantemente dirigiu?
Por último, é a primeira vez que a Presidência da FCT se move a pedido de "um número alargado de membros da comunidade científica nacional". Não quererão mover-se perante outros pedidos, que são públicos, e anular o insano processo de "avaliação"?
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom dia,
A pedido de um número alargado de membros da comunidade científica nacional, divulgamos um convite à adesão a uma homenagem ao Prof. Mariano Gago, a decorrer às 12h00 (meio dia) de hoje.
Damos também a conhecer o website dedicado ao Prof. Mariano Gago, que convida os visitantes a partilhar um testemunho, documentos ou fotografias que possam documentar "o seu legado de pensador e humanista":
www.marianogago.org.
Com os melhores cumprimentos,
Conselho Diretivo da FCT
___________________________________
"Caros colegas,
Como já deve ser do vosso conhecimento o Professor José Mariano Gago faleceu no dia 17 de Abril.
O Professor Mariano Gago impulsionou e marcou profundamente a ciência em Portugal nas últimas! décadas, contribuindo decisivamente enquanto presidente da FCT e Ministro da Ciência para o desenvolvimento do sistema cientifico nacional em muitas das suas vertentes.
Alguns de nós não gostaríamos de deixar de assinalar a sua passagem e o seu contributo para a ciência portuguesa. A título de reconhecimento público da comunidade científica nacional pela contribuição do Professor Mariano Gago, propomos que na próxima segunda-feira, dia 20 de Abril, ao meio dia (12h), os centros de investigação e faculdades parem as suas atividades normais durante 5 minutos, e que os colegas se concentrem em frente das portas principais das respetivas instituições, registando o momento com uma fotografia.
Agradecíamos que divulgassem esta iniciativa.
Abraços
(Nomeação dos signatários omitida devido ao elevado número)"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA
A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à in...
5 comentários:
Sr. Professor,
O email não começava assim pois não?
A melhor homenagem que a presidência da FCT podia fazer a Mariano Gago era demitir-se em bloco... e entregar-se na prisão da Carregueira para cumprir pena relativa às inúmeras ilegalidades cometidas nos últimos anos. O dinheiro poupado em custas judiciais pela sua entrega voluntária na prisão seria usado para compensar as asneiras feitas.
É muito fácil dizer mal omitindo factos, neste caso, omitindo a primeira frase de um email. Questiono-me quantas vezes terá já ocorrido este tipo de práticas.
Então vamos lá ver a primeira frase do e-mail. Ou pelo menos a do e-mail que recebi, por volta das 16:50:
[Devido a limitações técnicas no envio de emails em massa estes podem ser sido objeto de atrasos no envio e receção.]
Ora a que horas é que a FCT terá decidido enviar uma mensagem para ter sentido a necessidade de colocar isto no início? Às 10h da manhã? E já sabiam que iria haver "limitações técnicas"?
Ou o sistema de envio de mensagens da FCT está tão mal que pensam em enviar uma mensagem às 10h da manhã (o que já seria tarde) e só a conseguem enviar de facto cerca de seis horas mais tarde?
Se pensarmos bem, esta mensagem é bastante mais reveladora do pensamento da direcção da FCT do que pode parecer à primeira vista.
Até os putos do 8º ano arranjam desculpas mais "limpas" para justificar o atraso de chegada a casa!
Enviar um comentário