quinta-feira, 9 de maio de 2013

Portugal entra no E-ETL - Um telescópio para o futuro.



Portugal deu o seu acordo à participação no European Extremely Large Telescope (E-ELT). Este telescópio, com um espelho de cerca de 40 metros de diâmetro ficará situado no Cerro Armazones no norte do Chile, próximo do Observatório do Paranal do ESO (onde está instalado o VLT). Este instrumento será, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes da próxima década (e seguintes ...). Esperam-se enormes contribuições para a Astronomia e para a Ciência em geral. E Portugal (apesar dos tempos que vivemos) não está de fora. Para mais informações ver os textos divulgados por:

Ministério da Educação e Ciência
Sociedade Portuguesa de Astronomia
ESON - Portugal

João Fernandes
(CGUC, Departamento de Matemática e Observatório Astronómico, U. de Coimbra)

PS. Inicio hoje a minha participação neste blog. Muito agradeço o convite que o Doutor Carlos Fiolhais me dirigiu. Espero poder contribuir regularmente para este forum, que é já uma referência na comunicação de novidades científicas.

1 comentário:

Guilherme de Almeida disse...

Caro Prof. João Fernandes,
Dou-lhe as minhas boas vindas a esta galáxia. É com imenso gosto que o vejo por cá. Acompanharei com muito interesse os seus textos e as suas ideias. Todos ganharemos com os primeiros e as segundas.
Um abraço.
Guilherme de Almeida

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...