quinta-feira, 9 de maio de 2013

QUESTÕES DOS ALUNOS DO 3.º A

 E os alunos do 3.º A da Quinta das Flores mandaram-me algumas questões:

Olá  somos a turma da escola EB1 Quinta das Flores - o 3.ºA - onde veio outro dia. Estamos a estudar os Astros e temos algumas dúvidas:

 Porque é que o céu é azul?
A luz do Sol é uma mistura de todas as cores, as cores do arco-íris. Se não houvesse atmosfera veríamos o Sol branco. Mas o ar, formado por pequenas partículas, espalha mais a luz azul, que se torna a nossos olhos a cor que domina. Portanto, o céu é azul graças ao Sol e à nossa atmosfera. Com outra estrela ou com outra atmosfera p céu poderia ser de outra cor. Sem atmosfera o céu é negro, tal como vêem os astronautas.

De que cor é o Universo?
A cor está associada à luz emitida pelos corpos do Universo. Não havendo luz, vemos negro: é o caso do céu à noite, se não houver luar (se houver luar, que é a luz do Sol reflectida na Lua, o céu continuará a ser azul, mas muito escuro). Há corpos de várias cores no Universo, por exemplo estrelas como o Sol. Há uma luz espalhada por todo o Universo, mesmo onde não há corpos: é  luz de microondas, que os nossos olhos não conseguem ver directamente e à qual por isso não atribuímos cor.

Porque é que os planetas são esféricos?
Por causa da lei de gravitação universal de Newton. Essa força atrai todos os objectos para o centro de uma corpo. O planeta formou-se atraindo coisas para o seu  centro.

Porque é que o Plutão (planeta anão) orbita em sentido contrário dos outros planetas - sentido contrário aos ponteiros do relógio?  
Não orbita em sentido contrário. Todos os planetas giram no mesmo sentido, o sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o que tem a ver com a origem do sistema solar a partir de uma nuvem de gás. A órbita de Plutão está um pouco inclinada relativamente à dos outros planetas.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...