quarta-feira, 8 de maio de 2013

Nova Sociedade da Informação Quântica



No âmbito das conferências do Projecto QUARK!, Escola de Física para jovens, Yasser Omar, Professor no ISEG, Universidade Técnica de Lisboa, vem ao RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no próximo dia 10 de Maio, sexta-feira, 21:15 h proferir a palestra  *A Nova Sociedade da Informação... Quântica*.

"Depois da Idade da Pedra, da Idade do Bronze, da Idade do Ferro e da Era Industrial, vivemos hoje na Era da Informação. Nesta palestra, irei introduzir brevemente as revoluções conceptuais do séc. XX que nos permitiram chegar a este ponto, e em seguida irei explicar como a Física Quântica ­ a física que descreve o comportamento dos átomos e das partículas que os constituem ­ poderá dentro em breve transformar a Sociedade da Informação actual, com computadores extraordinariamente mais rápidos do que os que temos hoje em dia (computadores quânticos), formas revolucionárias de transmitir informação (por exemplo, a teleportação quântica), e ainda de o fazer de maneira completamente segura (criptografia quântica)."

O RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, sedeado no piso térreo do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, espera por todos quantos se interessem pelo tema. A entrada é livre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Convém esclarecer três coisitas:

1) Isto dos computadores quânticos é revolução anunciada há trinta anos;
2) Não existe verdadeiramente tal coisa como "teleportação quântica". O termo foi criado mais para vender do que para descrever.
3) Na "teleportação quântica" não existe tal como como transmissão de informação. Se assim fosse teríamos graves problemas com a relatividade. Problemas já sabidos e discutidos há noventa anos. Digamos que para revolução já tem uma certa idade.

Em conclusão, o Centro Ciência Viva da UC está a promover uma conferência de alguém que, claramente não sabe do que está a falar, no plano dos fundamentos. Bravo!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...