segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CRIANÇAS E INTERNET EM PORTUGAL


Informação chegada ao De Rerum Natura.

No âmbito do Dia Europeu da Internet Segura, as Edições MinervaCoimbra e a Equipa portuguesa do Projecto EU Kids Online, lançam hoje, segunda-feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 18h30, na FNAC Colombo, o livro Crianças e internet em Portugal: Acessos, usos, riscos, mediações, organizado por Ana Jorge, Cristina Ponte, Daniel S. Cardoso e José Alberto Simões. A apresentação será feita por Isabel Stilwell e Estrela Serrano.                  

Resumo: Em que locais acedem as crianças à internet, dentro e fora de casa? Que usos fazem da rede? Quando incorrem em riscos, como lidam com eles? E que influência têm os seus pais, professores, amigos e outras fontes de informação nos modos como usam a internet? Este livro responde a estas questões, discutindo resultados nacionais do inquérito europeu do Projecto EUKids Online, que escutou cerca de 25 mil crianças (9-16 anos) e um dos seus país, nas suas casas, em 25 países, entre os quais Portugal, em 2010.
Às análises realizadas pela equipa portuguesa, juntam-se os comentários de especialistas e de entidades como a Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Instituto de Apoio à Criança, o Ministério da Educação ou a Polícia Judiciária. A segurança das crianças na internet diz respeito às famílias, escolas, entidades governamentais, Polícia, indústrias do digital, monitores de espaços informais e muitas outras entidades - incluindo as próprias crianças e os seus direitos de cidadania. Saber lidar com os riscos da internet evitando que constituam situações danosas é condição necessária para que usufruam plenamente as oportunidades da rede, respeitando-se a si e aos outros. Escrita numa linguagem acessível e tornando claros os conceitos usados no Projecto EU Kids Online, esta obra favorece um conhecimento sustentado sobre a realidade portuguesa de um fenómeno que faz parte dos modos contemporâneos de crescer: aceder aos meios digitais e saber tirar partido das suas potencialidades.                        

1 comentário:

José Batista da Ascenção disse...

Vejo alguns problemas:

- Entre nós não é generalizado o

o hábito de ler;

- Muitas pessoas, mesmo que queiram,

não conseguem ler bem, porque não estão

(minimamente) capazes;

- E há o preço dos livros que, em tempos

de crise, cada vez mais torna problemática

a sua aquisição.

Assim mesmo, não havendo procura

é bom que se insista na oferta.

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres, estou...