sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ALÉM DOS RANKINGS

"As principais universidades brasileiras vêm se pautando nos últimos anos pelas posições obtidas nos principais rankings mundiais de ensino superior. Se, por um lado, tabelas de desempenho podem auxiliar na escolha de cursos ou parceiros de pesquisa; por outro, há os críticos que qualificam parâmetros quantitativos e objetivos de avaliação como injustos.

O fato é que uma universidade pública e de qualidade como a Unesp tem grande preocupação em dar contrapartida à altura do financiamento que a sociedade lhe proporciona. Ao interagir com a comunidade ao seu redor, portanto, a instituição alimenta um profícuo processo de retroalimentação dinâmica, com benefício para todas as partes, que está além dos rankings.

Após 35 anos de história, celebrados em 2011, a Unesp conta com um ensino de graduação que obteve o melhor índice geral entre as instituições nacionais a partir de 100 cursos avaliados ao longo da história do Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; e uma pós-graduação considerada a segunda melhor do País.

Além disso, a Unesp foi a instituição do ensino superior mais premiada na sétima edição do Prêmio Santander Universidades, sendo laureada nas categorias Empreendedorismo e Universidade Solitária.

Esses dados, porém, dependendo dos critérios de cada ranking, não são contabilizados. É algo para pensar quando se avalia uma instituição fundamentada nos princípios da autonomia do saber, da liberdade de expressão e da reflexão desinteressada, que se coloca diante do mundo como sujeito, simultaneamente, ativo e reativo.

Deve, nesse sentido, absorver demandas e expectativas sociais variadas, às quais precisa responder, mas, ao mesmo tempo, agir para propor pautas e agendas, contribuir para a construção da autoconsciência social, alargar fronteiras culturais e submeter à crítica e realidade, as estruturas sociais e as relações de poder. A Unesp, dessa maneira, segue as demandas e expectativas da sociedade, não se submetendo passivamente a elas e se colocando, muitas vezes, além de mecanismos quantitativos de avaliação.

Os rankings, assim, embora sirvam incontestavelmente de parâmetro de comparação, podem deixar alguns dados sem a devida avaliação, principalmente no que diz respeito à inserção social nas comunidades onde a universidade atua, algo de fundamental relevância numa universidade que, em sua jovem história, se orgulha de ser pública, gratuita, de excelente qualidade e presente em todo o Estado de São Paulo."

Ponto de Vista de Júlio Cezar Durigan, vice-reitor no exercício da reitoria da Unesp, engenheiro agrônomo, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...