quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SEMENTES DE CIÊNCIA


Informação recebida do Museu de Ciência de Coimbra:

“Sementes de Ciência”, um livro de homenagem a António Marinho Amorim, Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (UC), é a obra em destaque na nova sessão de “Café, Livros e Ciência”, a realizar-se na próxima quinta-feira, 23 de Fevereiro, às 18 horas, no Museu da Ciência da UC. Esta iniciativa tem como objectivo promover a leitura de livros de ciência junto do público em geral e a entrada é livre.

“Amigos e colaboradores do homenageado trazem a este livro facetas da história da ciência relacionadas com a Química e da sua pré-história, através da Alquimia, a Iatroquímica, o período do flogisto, a Química Pneumática e, finalmente, a História da Química Quântica e Mecânica Estatística, em tempos mais próximos do nosso”, explica Sebastião Formosinho, Professor Catedrático do Departamento de Química da UC, que vai apresentar a obra “Sementes de Ciência", juntamente com Hugh Burrows, também Professor Catedrático do mesmo Departamento.

Sebastião Formosinho descreve António Amorim da Costa como um “caso raro” no panorama universitário português. “Vai para 30 anos, enveredou com perseverança pela investigação em paralelo nas áreas que cultiva, ou seja, Química-Física Molecular e História da Química, ocupando uma posição única no que diz respeito à História da Ciência, pois as suas investigações tiveram impacto entre os seus pares em ambos os campos, principalmente nos domínios da História da Química”, refere.

“Café, Livros e Ciência” é um projecto de comunicação de ciência que acontece num ambiente informal, onde o café acompanha os livros. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Museu da Ciência da UC, o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Taguspark.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...