quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

UM ANO DE C


A revista C de notícias do Centro fez um ano. Eis a minha crónica publicada no número de hoje:

Aprendi a ler a soletrar os títulos dos jornais e revistas: lembro-me, em petiz, em Lisboa de O Século e de O Século Ilustrado. Ganhei o vício da leitura diária da imprensa. Mudado de Lisboa para Coimbra comecei a ler além da imprensa nacional a imprensa local, que na altura pouco mais era do que o Diário de Coimbra. Pese embora a forte tradição daquele diário foi favoravelmente que recebi o aparecimento do jornal As Beiras, da propriedade de António Abrantes, e dele me fiz assinante. De vez em quando espreitava outros jornais regionais como O Campeão das Províncias (um título singular!) e O Despertar. No primeiro cheguei a colaborar ocasionalmente e talvez por isso ficou uma simpatia que me leva ainda hoje a segui-lo regularmente.

A imprensa regional tem um papel insubstituível pela sua proximidade às populações. Sempre assim foi e sempre assim será, apesar das transformações em curso nos jornais e revistas. O que se passa perto de nos interessa-nos mais do que se passa longe: por exemplo, um desastre de trânsito com um morto numa rua em que passamos todos os dias diz-nos muito mais do que uma catástrofe com dezenas de mortos em Pequim. A imprensa regional ajuda-nos, sobretudo, a construir uma identidade. Ajuda-nos a construir uma cidade e uma região.

Coimbra, pese embora o seu fundo enraizamento na história, tem ainda problemas de relação consigo própria e com o país. É de certo modo a capital do Centro, uma região antes e ainda hoje chamada de Beiras, mas assistiu ao desenvolvimento de cidades como Aveiro, Leiria e Viseu, que competem com Coimbra em várias áreas. E tem uma relação difícil com Lisboa. Mas o que une essas cidades será decerto maior do que as separam, estando todas elas próximas entre si e afastadas da capital de um país macrocêntrico.

Foi, por isso, com gosto que vi nascer, pelas mãos de António Abrantes e de uma equipa provinda em parte de As Beiras, um novo magazine devotado a todo a região Centro. Pese embora a ambiguidade do seu título, C (ver aqui o sítio), julgo que esta letra remeterá mais para o Centro do que para a sua capital tradicional, Coimbra. Não só o conceito como o formato eram novos. Passou um ano. Muitos parabéns e os votos de que faca muitos mais!

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...