terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LIVROS RECENTES DE CIÊNCIA EM INGLÊS


Deixo uma lista comentada de alguns dos livros que recentemente comprei em Cambridge (a Blackwells e a Cambridge University Press são óptimas livrarias). A ordem é alfabética dos autores:

- David J. Bennett e Richard C. Jennings (ed.), "Successful Science Communication", Grande volume sobre comunicalção de ciência, com prefácio de Sir Walter Bodmer, o autor do famoso Bodmer report sobre comunicação de ciência publicado pela Royal Socieyt há 25 anos. Um must para quem se interessa pelo assunto!

- William Brown e Andrew C. Fabian (eds.), "Darwin", Cambridge University Press, 2010. Na sequela do ano Darwin uma colecção de textos sobre o grande naturalista, editados por dois dirigentes do Darwin College de Cambridge. Não perder os textos de Janet Browne e de Steve Jones. A colecção onde o livro se integra inclui títulos como "Serendipity", "DNA: Changing Science and Society", e "Colour: Art and Science"

-Niccolò Guicciardini, "Isaac Newton on Mathematical Certainly and Method", The MIT Press 2011 (paperback). Um título, numa colecção ("Transformations...") de grande prestígio da MIT Press, recentemente distinguido em Portugal pela Fundação Gulbenkian com o prémio Fernando Gil da autoria de um historiador da ciência da Universidade de Bergamo, Itália. Inclui a discussão da querela de Newton co Leibniz sobre a invenção do cálculo.

- Mick O'Hare, "Why Are Orangutans Orange?",lProfile Books, 2011. Mais um volume, este ilustrado a cores, da série de livros de questões respondidas na revista New Scientist, alguns dos quais estão traduzidos em português.

- Peter Harrison, (ed.), "The Cambridge Companion to Science and Religion", Cambridge University Press. Mais uma prestigiada colecção. Desta vez um livro sobre um tema inesgotável. Não perder os textos de Michael Ruse e John Haught.

- Jerome Kagan, "The Three Cultures", 2009. Um psicólogo, professor de Harvard revisita as duas culturas de C.P. Snow, preferindo falar em três: as ciências naturais, as ciências sociais e as humanidades.

- Mary Laven, "Mission to China", Faber and Faber, 2011. Um relato sobre "Matteo Ricci e o encontro dos Jesuítas no Oriente" (subtítulo), uma história na qual Portugal desempenhou um papel assaz relevante: o padre Ricci, que merecia ser mais conhecido entre nós, esteve em Macau.

- Robert Lomas, "The Invisible College", Corgi Books, 2099 (original de 2002). O autor, maçon confesso e autor de uma biografia de Tesla, tenta fazer passar a tese que a Royal Society foi uma criação da maçonaria. A ler com espírito crítico este volume de bolso de grande circulação e, por isso, bastante barato.

- Lisa Randall, "Knocking on Heavens Door", The Bodley Head, 2011. A famosa professora de Física de Princeton explica os grandes mistérios do macro e do microcosmo, numa altura em que a partícula de Higgs, para algubs de Deus, continua a ser activamente perseguida. Até agora debalde.

- Chris Smith, "The Naked Scientist", Little Brown, 2010. O autor, médico em Cambridge, é o impulsionador dos "Cientistas Nus" um grupo de divulgação da ciência que faz radioshows (há em podcast). Neste livro ele põe a nu a ciência do quotidiano. Encontra-se, em Portugal, barato na FNAC.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...