segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

AB Ciência

O programa semanal "AB Ciência", co-produção da RTP e da Ciência Viva, que estreou ontem às 12 horas, na RTP1, já tem um sítio: aqui.

4 comentários:

Armando Quintas disse...

Agora só espero que venha a ter tanta e mais audiencia que o AB Sexo, porque o português é por regra brugesso e não percebe o interesse dos programas, aplaudo a rtp por de vez em quando e infelizmente só de vez em quando fazer um verdadeiro serviço público.

José Augusto Macedo do Couto disse...

Espectacular!

Autêntico Serviço Público.

Agora, só é preciso divulgar, divulgar, divulgar.

Parabéns.

José Couto
Porto

Miguel Pires disse...

Acabei agora mesmo de ver o último DVD do "Cosmos" de Carl Sagan, que foi recentemente lançado neste formato.

É incrível como vinte anos depois de o ter visto na RTP a sua mensagem continua tão vívida, clara e actual. Imperdível, recomendo vivamente!

Vem isto a propósito do poder de personagens como Carl Sagan de comunicar, captivar e seduzir audiências (em http://www.youtube.com/watch?v=R7n71pm0K04 têm uma amostra dos 5 primeiros minutos do primeiro episódio - pura poesia!).

Na estreia do AB Ciência, pergunto: quantos de nós na sua infância/adolescência não se deixaram levar em "naves da imaginação" como o "Cosmos" e decidiram ali mesmo que o seu futuro passava pela ciência, astronomia ou outra? Quantos biólogos não terão sido influênciados por Jacques Costeau?

Hoje, a minha pergunta é: onde estão os Carl Sagan e Jacques Costeau de hoje, capazes de inspirar os nossos filhos e levá-los em viagens da imaginação?

indigena disse...

A B Perigo?

Perante apenas o primeiro programa não quero ser peremptório.
Mas a sensação com que fiquei, eu e quem me acompanhava no momento, foi de que "os cientistas além de loucos são perigosos!".

Há muito ciência divertida, e mais inofensiva, que pode ser utilizada para abrilhantar esta iniciativa.
Sobretudo quando este programa é destinado a um leque alargado de audiência.

Mas, apesar de tudo, parabéns aos mentores da iniciativa.

Aguardamos por melhor.

Amílcar A.

OS OLHOS DE CAMILO

Meu artigo no mais recente As Artes entre as Letras: É bem conhecido que Camilo Castelo Branco (1825-1890), o grande escritor português (mui...