quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Astronomia em Crescente


Informação recebida da Gradiva:

CICLO DE PALESTRAS: ASTRONOMIA EM CRESCENTE

O NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, promove mensalmente a iniciativa "Astronomia em Crescente". Esta actividade, que normalmente decorre no sábado mais próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua, é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios.

A sessão de Janeiro decorrerá no dia 19, e contará com uma intervenção do Professor Filipe Duarte Santos (FCUL)que versará sobre o tema

“Alterações globais e desenvolvimento sustentável”

Pela primeira vez na história da humanidade temos a capacidade de interferir à escala dos sistemas terrestres provocando alterações globais. Um dos exemplos mais eloquentes é a alteração da composição da baixa atmosfera provocada pelas emissões antropogénicas de CO2 e de outros gases com efeito de estufa. Estamos assim confrontados com o desafio de assegurar o desenvolvimento social e económico, sobretudo nos países em desenvolvimento e nos mais pobres, sem provocar uma interferência humana perigosa sobre os sistemas terrestres, em especial o sistema climático, os oceanos, os recursos hídricos e a biodiversidade, ou seja de atingir um desenvolvimento sustentável.

Após a apresentação haverá uma sessão de autógrafos do mais recente livro do palestrante: Que Futuro? da colecção Ciência Aberta da Gradiva.

A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, na Estrada Marginal, em São Pedro do Estoril.

Para mais informações consultar:

www.nuclio.pt/projectos/crescente.html

________________________________________

Gradiva Publicações, Lda.
Rua Almeida e Sousa, nº 21 - r/c esq.
1399-041 LISBOA
Tel: 21 393 37 60 / Fax: 21 395 34 71
E-mail: geral@gradiva.mail.pt / encomendas@gradiva.mail.pt
URL: http://www.gradiva.pt

1 comentário:

almariada disse...

Ainda bem que ainda não conseguimos interferir à escala dos sistemas galácticos provocando alterações universais! ;)

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...