quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O FIM DO PODER ESCOLHIDO PELO CRIADOR DO FACEBOOK


Informação recebida da Gradiva:

O FIM DO PODER de Moisés Naím
é o primeiro livro que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, sugere no clube de leitura
A Year of Books que acaba de criar na rede social

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook quer ler mais livros em 2015 e discuti-los no Facebook. Zuckerberg criou uma página que vai funcionar como um clube de leitura para aqueles que pretendam acompanhá-lo neste desafio. Chama-se A Year of Books e o primeiro livro da lista que sugere para 2015 foi publicado em 2014 pela Gradiva e tem por título O Fim do Poder de Moisés Naím.

Segundo Mark Zuckerberg O Fim do Poder de Moisés Naím "É um livro que explora como o mundo está a mudar para dar aos indivíduos mais poder, que tradicionalmente era de governos, militares e outras organizações".

Numa investigação original e muito bem fundamentada, Moisés Naím mostra em O Fim do Poder como o impulso anti-establishment dos micropoderes pode derrubar tiranos, desalojar monopólios e abrir novas e extraordinárias oportunidades, mas também levar ao caos e à paralisia. Naím cobre habilmente as mudanças sísmicas em curso no mundo dos negócios, da religião, da educação, das famílias, com exemplos retirados de todas as áreas da actividade humana.

Acessível e convincente, O Fim do Poder constitui um olhar revolucionário sobre o fim inevitável do poder – e sobre como esse fim irá mudar o nosso mundo.
OPINIÕES SOBRE O LIVRO

«O Fim do Poder vai mudar a maneira como lê as notícias, a maneira como pensa na política e a maneira como olha para o mundo.»

Bill Clinton

«O novo e extraordinário livro de Moisés Naím é uma leitura incontornável para todos os que ocupam lugares de chefia – executivos, políticos, militares, activistas e mesmo líderes religiosos. O Fim do Poder suscitará um intenso e inflamado debate em todo o mundo.»

George Soros

«Na minha experiência enquanto presidente do Brasil, observei em primeira mão muitas das tendências que Naím identifica neste livro, mas ele descreve-as de uma forma tão original quanto deliciosa de ler. Todos os que têm poder – ou querem tê-lo – devem ler este livro.»

Fernando Henrique Cardoso

«Moisés Naím é um dos observadores mais argutos da cena mundial. Em O Fim do Poder, oferece uma perspectiva nova e fascinante da razão por que os poderosos enfrentam agora mais desafios que nunca. Analisando a natureza em mudança do poder em áreas diversas da realização humana, dos negócios à política e à instituição militar, Naím relaciona de forma elucidativa fenómenos que habitualmente não são relacionados e obriga-nos a repensar o modo como o nosso mundo mudou e como precisamos de reagir.»

Francis Fukuyama

LINKS DE INTERESSE SOBRE O LIVRO


http://www.foreignaffairs.com/articles/138899/moises-naim/the-end-of-power-from-boardrooms-to-battlefields-and-churches-to

http://www.washingtonpost.com/opinions/the-end-of-power-from-boardrooms-to-battlefields-and-churches-to-states-why-being-in-charge-isnt-what-it-used-by-moises-naim/2013/03/08/009f462c-7c56-11e2-9a75-dab0201670da_story.html

http://tedxtalks.ted.com/video/The-End-of-Power-Moises-Naim-at;search%3Atag%3A%22tedxgeorgetown%22


O AUTOR

Doutorado pelo MIT, Massachusetts Institute of Technology, Moisés Naím é investigador no Carnegie Endowment for International Peace. Foi durante mais de uma década editor-chefe da revista Foreign Policy que, relançada sob a sua direcção, venceu três vezes o National Magazine Award for Excellence e tornou-se uma das publicações mais influentes a nível mundial na área das relações internacionais. Naím foi ainda ministro da Indústria e do Comércio da Venezuela e director executivo do Banco Mundial.

Site do autor - http://moisesnaim.com/

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...