segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CARTA A MARIE SKŁODOWSKA CURIE


Carta publicada no Diário de Coimbra e no Sul Informação:

Ouso interromper o silêncio do teu íntimo descanso cósmico, convidar a tua memória para celebrar os 144 anos do teu nascimento, a 7 de Novembro de 1867. Quantos núcleos de polónio (Po) e de rádio (Ra), que descobriste grão a grão entre toneladas de minério de urânio, decaem hoje para celebrar o teu aniversário?

Ouso olhar para as imagens das nebulosas, gases e poeiras restantes de supernovas, explosões no longínquo passado de milhares de milhões de anos, e que hoje os telescópios e a informática nos traduzem para um presente de cor, onde antes era só breu, desconhecido. Dessas explosões espalharam-se no espaço sideral alguns dos poucos núcleos de polónio e rádio que tu, na companhia inseparável de teu marido Pierre, e já com a tua primeira filha Irene ao colo, desvendaste do seio de amostras de pechblenda, um minério impuro de uraninita. Imagino a explosão de brilho da descoberta nos teus olhos radiantes ao ver o fulgor azulado no ar envolvente de poucos gramas de polónio, que baptizaste em honra à tua Polónia mátria.

Anunciaste a descoberta do rádio, cerca de um milhão de vezes mais radioactivo do que o urânio, no dia seguinte ao do Natal de 1898. Com ele, tu e Pierre confirmaram a existência dessa radiação provinda do núcleo de alguns elementos, actividade a que tu e Pierre cunharam de radioactividade. Mal sabiam vocês que essa mesma radiação, que vos alegrava pelo prazer da descoberta e do conhecimento, vos trespassava as células, que alterava, curie a curie, inúmeras letras do manual genético que regulava as vossas vidas.

Imagino o olhar terno e filial de Irene perante a alegria do trabalho árduo mas recompensado de sua mãe. Recompensado por ter descoberto, por ter compreendido. Anos mais tarde, Eve, a tua segunda filha, vai escrever a tua mais linda e comovente biografia. Foste uma mãe extremosa a quem o trabalho permanente não foi desculpa para os afectos com que envolveste os outros e disso é testemunho o reconhecimento maior que Eve escreveu sobre a tua sacrificada vida.

Afinal, o que te trouxe a Paris, à Sorbonne, senão a busca incessante pelo conhecimento, por quereres saber sempre mais, por olhares para o alto do que está para fazer, com os pés já em cima do degrau desvendado?

Disseste que “nada na vida deve ser temido, apenas compreendido”. E, de facto, nunca pestanejaste perante o cansaço que te alagava o chão que pisavas com a firmeza da perseverança, de uma vontade, diria hoje, radioactiva por contagiante aos que te rodeavam sem argumentos. E não foram poucos os que te honorificaram com prémios e mais prémios, honras e graus académicos. Muitos foram os que te cobiçaram e que não entenderam que conseguiste o que alcançaste, não porque eras mulher, mas porque nunca viraste a cara ao trabalho persistente, corrosivo, rigoroso pela excelência, iluminado pela verdade. Poucos segundos perdeste a olhar para o que fizeste pois só conhecias a procura do que ainda restava para fazer, para descobrir através do trabalho.


Foste a primeira das primeiras em muitas coisas do género humano. Os prémios? Esses outros os podem ganhar e ultrapassar-te na contabilidade dos orgulhos honoríficos. Mas a tua maior recompensa foi o conhecimento. E a noção de que o conhecimento que alcançavas deveria estar imediatamente ao acesso dos outros para sua utilidade. Cedo insististe no uso de equipamentos móveis de radiografia para tratar os enfermos na 1ª Guerra Mundial. Podes ter morrido de leucemia pela acumulação de erros genéticos provindos da radioactividade que nunca abandonaste. Mas hoje milhões de pessoas com cancro utilizam a radioterapia para escaparem a um destino fatal.

Tuas mãos, corroídas pelas radiações que compreendeste, descansam sobre o teu colo feminino, mas irradiam a humanidade que há nos afectos genuínos.

Obrigado Maria Sklodowska.

António Piedade

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

5 comentários:

Unknown disse...

Texto absolutamente notável.
Vou linkar para aqui em:
http://peroladecultura.blogspot.com

Muito obrigada.

Gabriel Oliveira disse...

Obrigado, Antonio, pelo eco tão "perfumado" de Marie Curie!

António Piedade disse...

Ao escrever esta carta deparei-me com uma evidência: neste Ano Internacional (mas também nacional) da Química dedicado a Marie Curie, ainda não foi reeditada a biografia - Madame Curie - que a sua filha mais nova Eve Curie escreveu em 1937. A única tradução para o português (de Monteiro Lobato, revisão de Freitas Leça) foi editada pela editora "Livros do Brasil" em 1972, salvo erro, incluída na Colecção Dois Mundos, nº 4.
A obra de Eve Curie merece uma nova edição, quiçá comentada. É que é uma bela peça de excelente literatura biográfica, para além do evidente interesse para a história da ciência.
A divulgação de personalidades como a de Marie Curie junto dos mais novos deveria ser estimulada, com afectos, com rigor, com verdade histórica.

Anónimo disse...

António Piedade
Obrigada por ter partilhado connosco um texto tão bonito.
Vou referi-lo no meu blogue
Regina Gouveia

Desabafos isabelinos 2 disse...

Maravilhoso texto!!!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...