quinta-feira, 4 de julho de 2019

Efemérides de 4 de Julho

Hoje, 4 de Julho, é dia de Coimbra, além de ser dia dos Estados. mas há também efemérides científicas (obrigado Adriano Silva!):

4 de julho – A Terra passa pelo seu afélio por volta do dia 4 de julho de cada ano. Afélio é o ponto da órbita em que a Terra está mais distante do Sol, porque as órbitas de cada planeta são elípticas (e não redondas). Ciência.

4 de julho de 1054- Os Chineses e os Ameríndios observam a explosão de uma supernova perto da estrela Tauri. Os seus restos são hoje a Nebulosa do Caranguejo. Ciência.

4 de julho de 1917 – Os pontos altos do Porto e Gaia são invadidos por milhares de pessoas para melhor apreciarem o raro fenómeno dum eclipse total da Lua, das 7h18 às 11h47 (“O Tripeiro”, jul.1967, efem.). Ciência.

4 de julho de 1997 – A sonda Mars Pathfinder pousa em Marte. Ciência.

4 de julho de 2012 – É anunciada a descoberta de partículas consistentes com o Bosão de Higgs no acelerador de partículas, pelo CERN. Ciência.

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...