quarta-feira, 3 de julho de 2019

A educação centrada em pilares que não são novos nem são nossos

"... quisemos centrar a política educativa em três pilares: sucesso - entendido como aprendizagem e construção de um perfil dos alunos que vai para além de saber coisas que se esquecem, e não como estatística; inclusão - a escola tem de ser para todos e há que contrariar o fatalismo da pobreza -; e cidadania: a escola tem de nos capacitar para uma cidadania ativa e informada. 
A afirmação transcrita é de um secretário de estado da educação português, em entrevista recente ao Jornal i (os destaques são meus).

Se nada conhecesse do nosso sistema educativo nem das imposições externas a que ele está sujeito (nem tivesse qualquer senso crítico) seria levada a pensar que está "tudo nos eixos" e que, portanto, o futuro não pode ser menos do que fantástico: todos os nossos alunos "incluídos", com sucesso pleno na escola e na vida, serão cidadãos exemplares. 

Os bons profissionais da educação, com destaque para os professores preocupados e empenhados, é isso que querem, é a sua utopia. Mas eles sabem distinguir o que é dessa ordem e o que é da ordem da realidade.

Ora, esse equilíbrio requer conhecimento: conhecimento do que já aconteceu e conhecimento relativo à educação formal.

Quanto ao primeiro, que implica memória, talvez o entrevistado não se lembre que a reforma de 2001, com a mesma orientação política, integrava os três pilares que menciona. Logo, esse pilares não são novos, não são deste governo. Nem são da política educativa portuguesa: são, na formulação ligeira e dúbia acima enunciada, pilares da reforma global da educação, que está em curso em múltiplos países, potenciada sobretudo pela OCDE.

Quanto ao conhecimento relativo à educação formal, naquelas poucas palavras se percebe que de nada conta: não são as meias verdades com as quais obviamente todos concordamos (por exemplo, "a escola tem de ser para todos e há que contrariar o fatalismo da pobreza") que tornam o discurso aceitável. Até porque essas meias verdades estão misturadas com incorrecções extraordinárias (por exemplo, "aprendizagem... que vai para além de saber coisas que se esquecem", como se não valesse a pena aprender o que se há-de esquecer ou, melhor, não recordar de modo imediato).

Independentemente do que escrevi nesta breve nota, entendo que quem se importa com a escola pública e com os alunos que lá estão, deve ler ao pormenor a mencionada entrevista e outros textos que se publicam, porque é importante saber. E pensar sobre o que se sabe. Isso é, afinal, como diz o secretário de estado, a "cidadania activa e informada", responsabilidade de todo o educador.

7 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe mas não estou disponível para ler entrevistas de quem menospreza o conhecimento.
São poucos os professores que se apercebem de que a escola pública está a tornar-se num embuste. Só folclore e é isso que dá visibilidade e rótulo de bom profissional, escola dinâmica etc, etc, ...
Sempre fui defensora da escola pública mas, hoje, se tivesse filhos em idade escolar não saberia onde inscrevê-los. É triste mas os currículos estão a ser esvaziados.Não há lugar para a verdadeira educação formal: aquela que forma espíritos críticos e cidadãos interventivos devido à consciência lúcida sobre os problemas e à capacidade argumentativa.
Gostava que me explicassem como podem formar-se espíritos esclarecidos à margem do conhecimento e da verdadeira estruturação da linguagem.

R. disse...

A contínua desvalorização do conhecimento, a pretexto do esquecimento, é a antítese do que significa aprender. A aprendizagem é cumulativa, e é também por isso que o conhecimento adquirido num dado momento será "esquecido" para dar lugar a novo conhecimento que desejavelmente se complexifica e possibilita as tão propaladas capacidades de "pensamento crítico" ou de "aprender a aprender". Há muito que a ciência demonstrou a natureza progressiva e hierárquica da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo que a acompanha. Não deixa por isso de ser preocupante que certos discursos educativos ignorem os pressupostos científicos e se traduzam em decisões que, de antemão, se sabe serem infrutíferas. Diminuir a desigualdade social não passará certamente por privar de conhecimento (e do desenvolvimento cognitivo que ele estimula) os/as alunos/as socialmente desfavorecidos, empurrando-os para todo o tipo de desvantagem formativa e intelectual. Uma tal estratégia só poderá perpetuar as desigualdades. E se algum elevador social daí resultar, só poderá ser o de um elevador descendente, quer para as crianças e jovens de classes sociais desfavorecidas, quer para a escola pública em geral (que passará a nivelar por baixo), quer ainda para o futuro do país que pagará com prejuízos para o seu desenvolvimento os custos de gerações impreparadas.

Abraham Chevrolet disse...

O valor de uma hipótese mede-se na prática.Se os objectivos continuarem s distanciar-se,teremos que falar.
Interessa-me pouco quem sabe mais; sigo respeitosamente quem faz melhor.

Anónimo disse...

O Senhor Secretário de Estado, acompanhado pela maioria esmagadora dos professores e educadores de infância portugueses, quer centrar a política educativa em três pilares: sucesso - passagens de ano garantidas por lei, com elevadas classificações, que permitam aos alunos pobres, à saída do ensino secundário obrigatório, dar entrada em cursos superiores como medicina, engenharia, ou direito, que dão dinheiro, independentemente da bagagem intelectual e científica adquirida por cada um; inclusão - a escola pública, desde os tempos do Professor Veiga Simão, ao longo de mais de cinquenta anos, tem sido uma coutada das famílias mais ricas deste país. Na escola que estamos a construir, todos os alunos pobres, incluindo os pouco inteligentes, poderão vir a frequentar cursos universitários, como Engenharia Aeroespacial ou Física Nuclear, porque, na conclusão do 12.º ano, serão tão bem classificados como os seus colegas das pequena, média e alta burguesias; e inclusão: a escola deve incentivar os alunos mais pobres a fazerem trabalhos de "copiar e colar", tirados da internet, tal como fazem os seus colegas ricos, para os apresentarem em sessões solenes, no final do no letivo, versando temas como a poluição, a igualdade de género, a guerra, o aquecimento global, etc.

Carlos Ricardo Soares disse...

Não se esqueça que, qualquer que seja o sistema de ensino, pode-se ser excelente professor e excelente aluno. O mesmo se diria de um sistema político e da consecução dos objetivos. O sistema educativo não está a salvo de críticas, nem de opiniões, seja de quem for. Mas o que realmente interessa é uma base factual consistentemente estudada. Os dados disponíveis serão imprescindíveis na mesa de uma qualquer análise, investigação, sobre o mérito, demérito, eficácia, vantagem...de políticas, estratégias, programas, práticas, resultados. Tudo o mais é conversa em torno de um problema sobre o qual todos acham que sabem dizer alguma coisa, mas que não resolvem nada.

Anónimo disse...

Infelizmente a escola pública já está a nivelar por baixo, fruto das medidas oriundas da tutela.

Anónimo disse...

Eu também respeito quem faz melhor, mas quem não sabe não pode fazer bem.

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...