quarta-feira, 20 de março de 2019

CIÊNCIA E DEUS. DEUS AINDA TEM FUTURO?




Na próxima 4ª feira, dia 27 de Março de 2019, pelas 18h00, vai ocorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestraCiência e Deus. Deus ainda tem futuro?”, por Anselmo Borges, padre católico, teólogo, ensaísta português, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Esta palestra integra-se no ciclo "Ciência às Seis - Terceira temporada"*

Sinopse da palestra:
Há uma ideia generalizada na sociedade de uma incompatibilidade secular entre ciência e religião. Será mesmo assim? A religião terá sido um obstáculo ao avanço científico? Um cientista tem necessariamente de ser um não crente em Deus? Nesta palestra, o padre Anselmo Borges vai conversar com os presentes no sentido de esclarecer sobre: o que se entende por religião/religiões; o que se entende por ciência/ciências; a evolução desde o conflito à compatibilidade e á colaboração possível entre religião e ciência. E por fim, tentar responder à questão sobre se Deus ainda tem futuro na sociedade científica e tecnológica em que vivemos.




Sobre o Padre Anselmo Borges
Padre da Sociedade Missionária Portuguesa. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Coimbra de cuja Faculdade de Letras é Professor. Licenciado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Tem o D. E. A. (Diplôme d’études approfondies) em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. É também Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e na da Universidade de Coimbra. Tem várias obras publicadas, todas com várias edições. É colunista do “Diário de Notícias”.

*Este ciclo de palestras é coordenado por António Piedade, Bioquímico, escritor e Divulgador de Ciência.

ENTRADA LIVRE
Público-Alvo: Público em geral

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...