segunda-feira, 18 de março de 2019

O Eclipse Solar de 1919: as expedições científicas e as observações feitas em Sobral



Palestra no Rómulo no dia 2 de Abril, pelas 18h, por Ildeu de Castro Moreira, Instituto de Física - UFRJ, Brasil (na imagem equipamento usado):



Neste ano se comemora em todo o mundo o centenário das observações astronômicas feitas no eclipse solar de 29 de maio de 1919. As medidas da deflexão da luz das estrelas na borda do Sol constituíram uma confirmação importante da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. As observações decisivas foram feitas por astrônomos britânicos em Sobral e na Ilha do Príncipe. Nesta palestra discutiremos a primeira tentativa feita no Brasil, em 1912, para se medir este efeito durante um eclipse solar.  Depois comentaremos sobre os preparativos, feitos em Sobral, para a observação do eclipse pelas comissões britânica, brasileira - que fez observações sobre a corona solar - e norte-americana - que realizou medidas do magnetismo terrestre e de eletricidade atmosférica. Em seguida, analisaremos como ocorreram as observações em Sobral, no dia 29 de maio, e os resultados referentes à deflexão da luz da luz obtidos pela comissão britânica e anunciados em novembro de 1919. Finalizaremos com uma discussão sobre a repercussão destes resultados no Brasil para a aceitação de Teoria da Relatividade Geral e para o reconhecimento de Einstein como cientista. Quando esteve no Rio de Janeiro, em 1925, Einstein escreveu a seguinte frase para os jornais: “O problema concebido pelo meu cérebro incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil.”

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...