quarta-feira, 13 de março de 2019

A MATEMÁTICA É UMA ESCADA

Imagem retirada de Jorge Azinheira, no Facebook.

Com um bom professor de Matemática, não há aluno que não goste desta superior expressão da espécie humana.

Por outras palavras, que podem parecer injustas e duras, "um mau aluno em Matemática reflecte, quase sempre, um mau professor".

Um parêntesis para dizer que esta afirmação é válida para qualquer disciplina.

Voltando à Matemática, eu sei por experiência, como aluno, do que estou a falar.

"A Matemática é uma escada" - disse-me o novo professor do ano (1949) em que repeti a disciplina no meu 7.º ano (actual 11.º)", no Liceu de Évora, e continuou - "sobes o primeiro degrau e só quando tiveres o pé bem assente, sobes para o segundo e, assim, sempre a subir, sobes até onde quiseres.

A. Galopim de Carvalho

2 comentários:

Anónimo disse...

A matemática até pode ser uma escada, mas para subir por ela acima vale mais ser inteligente do que ter uma grande força de vontade. Já para subir na "pirâmide social", em Portugal, onde os professores de matemática têm habilitações académicas e profissionais equivalentes às dos educadores de infância, escrivães de direito e "doutores" enfermeiros, é melhor ter espírito de lutador de rua do que jeito para pensar bem!

Mentematicamente falando disse...

Professor,

o caminho da sabedoria é descendente (a subida é ilusória).
Aprofundar.
Esvaziar. Perceber que toda a construção assenta no zero.

"A escola pública está em apuros"

Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião   Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...