sexta-feira, 22 de março de 2019

As penalizações extravagantes por reformas antecipadas

Destaco esta carta de um leitor publicada hoje no Público. Concordo em absoluto. Coloca para ilustração um gráfico que também saiu no Publico on-line e que mostra a "diferença portuguesa". Portugal é europeu? Ainda falta, infelizmente, muito.

Reforma antecipada

 Li no site do PÚBLICO que a “OCDE defende mudanças no factor que penaliza “excessivamente pensões antecipadas”. Nada mais correcto. Trabalho há 47 anos e ainda me penalizam perto de 30% se me reformar agora. Assim, espero que a comunicação constante do Governo sobre a boa saúde das nossas finanças se foque nesta área. Considero da mais elementar injustiça determinados factores penalizantes nas actuais reformas antecipadas.

 Gens Ramos, Porto

2 comentários:

Anónimo disse...

O fator que penaliza "excessivamente pensões antecipadas", em Portugal, basta, só por si, para dizer que somos um Estado falido e falhado. Num país nominalmente capitalista, como é Portugal, é completamente absurdo que as principais lutas sindicais das classes obreiras e exploradas sejam protagonizadas por professores, educadores de infância, enfermeiros e escrivães de direito! Onde estão os trabalhadores rurais e os operários fabris de cujo trabalho resulta a riqueza das nações?!

Anónimo disse...

- Ó meu injinho anónimo de 22 de março, a resposta é muito simples: estão espalhados por toda a Terra - desde os fiordes da Noruega, até aos vulcões da Nova Zelândia, onde, para além da belezas naturais, há trabalho e capital!

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...