terça-feira, 18 de junho de 2013

AS 24 HORAS DO TEMPO

Informação recebida do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa: 

Há quanto tempo anda a dizer que não tem tempo?
Vá lá, desta vez arranje tempo e venha à grande iniciativa As 24 Horas do Tempo.

No dia mais longo do ano, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva vai estar aberto 24 horas non stop entre as 18.00 do dia 21 de Junho (sexta-feira) e as 18.00 do dia 22 de Junho (sábado).

E não estamos sozinhos. Laborinho Lúcio abre com O Tempo Justo. O tempo tem leis e as leis têm um tempo, tal como quem as faz. E que tempo é este em que já não há tempo nem dinheiro? Na sessão Tempo é dinheiro, o tempo conta até para ganhar ou perder fortunas. Maria Flor Pedroso vai estar à conversa com José Gomes Ferreira, Isabel Ucha, Rui Agostinho e Eduarda Filipe.

Quanto tempo leva a ter uma ideia? O Tempo Agora vai juntar Rui Horta, Henrique Cayatte, António Câmara e Patrícia Reis. Para o Tempo na Ciência, que corre em diferentes escalas, temos encontro marcado com Carlos Fiolhais, Eugénia Cunha, Fernando Barriga e António Lopes. É certo e sabido que por muito que queiramos atrasar o tempo, temos de envelhecer. Parar o Tempo reúne António Coutinho, Luís Romariz e João Malva.

À hora do jantar faça-nos companhia: prove as degustações dos Movimentos Slow Food Alentejo e Slow Food Algarve e acabe com o mito de que os vinhos mais velhos são os melhores. Se estiver com pressa, também temos fast food.

Caso sofra de insónias, não fique em casa a contar carneiros. Assista em directo a partir do Pavilhão do Conhecimento ao Expresso da Meia-Noite, da SIC Notícias, ou dê um pé de dança ao som da música de Elvis Veiguinha na danceteria de garagem.

Se mesmo assim o sono teimar em não chegar, fique no escurinho do nosso auditório e assista a uma maratona de filmes até perto das nove da manhã, escolha do jornalista Luís Caetano. A essa hora beba um energético cacau quente e prepare-se para mais nove horas de actividade. Depois do exercício físico, a cargo do ginásio Pump, haverá ainda tempo para entrar no Laboratório do Tempo, perceber os tempos na cozinha ou viajar no tempo na escavação paleontológica do Pavilhão do Conhecimento.

Entre as 10.00 e as 13.00, os nossos monitores terão todo o Tempo Livre para as Famílias, que têm acesso gratuito às exposições do Pavilhão.

Esta grande conferência As 24 Horas do Tempo, que marca o Solstício de Verão, terá a intervenção final de João Lobo Antunes no sábado, às 17.00.

A entrada para As 24 Horas do Tempo é gratuita, incluindo a visita às áreas expositivas no período entre as 10.00 e as 13.00 de sábado.

Debates, experiências, cinema, música, dança, desporto, exposições, cozinha, ciência e jogos matemáticos. A qualquer hora do dia ou da noite haverá sempre qualquer coisa a acontecer, entre uma mão-cheia de actividades para todas as idades e as conferências que nos vão pôr a pensar nas várias dimensões do Tempo. E para que não nos esqueçamos dele, teremos sempre uma ampulheta a contar o tempo.

Programa completo em www.pavconhecimento.pt

A Cafetaria Amo-te Ciência estará aberta até às 24.00 de sexta-feira e reabre às 09.00 de sábado para o famoso cacau quente. 

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...