terça-feira, 11 de junho de 2013

Contra a nova ortografia

Não concorda com o acordo ortográfico de 1990? Então dê dois minutos do seu tempo e junte-se aqui aos portugueses que lutam pela anulação do acordo.

12 comentários:

Unknown disse...

Pessoalmente, decidi boicotar o acordo ortográfico e não compro nada escrito ao abrigo do dito acordo (a não ser que me obriguem, o que, dado o meu carácter obstinado e teimoso, não é nada fácil)

joão viegas disse...

Ora bem, se obrigarem o Vasco Gama a comprar, a venda é nula. Uma acção judiciaria teria de ser escrita respeitando o novo acordo ? Tenho sérias duvidas neste ponto e não me parece que o tribunal viesse a rejeitar por esse motivo... Em contrapartida, a decisão do tribunal viria certamente escrita de acordo com o NAO. Nesse caso, como é que o Vasco Gama reagiria ? Aceitaria apoiar-se na decisão do Tribunal para obrigar o vendedor a recuperar o livro e devolver o dinheiro (com o qual poderia comprar livros do Miguel Sousa Tavares) ? Ou recusar-se-ia a invocar o julgamento dado este ter sido escrito na nova ortografia, sujeitando-se assim a ter de ficar com o livro, e sem o seu dinheiro ?

Boas

Jorge Teixeira disse...

As decisões dos tribunais não podem vir escritas ao abrigo do AO90 porque o único instrumento legal que "obriga" alguém a escrever segundo o AO90 é uma resolução do conselho de ministros que dá ordens aos organismos que dependem do governo.
Assembleia da República, Tribunais, Presidência da República, empresas públicas e privadas, cidadãos: a resolução do conselho de ministros não se aplica a nenhum destes órgãos/pessoas.
Qualquer uso da grafia do AO90 em contexto oficial fora da função pública é, na verdade, ilegal.

joão viegas disse...

Bom, temos aqui o eterno equivoco entre "poder" e "dever". Sem desmérito dos seus argumentos, julgo que alguém devia avisar o supremo tribunal de justiça :

http://www.stj.pt/ficheiros/jurisp-sumarios/civel/Mensais/civel2013_01.pdf

Dito isso, a minha interrogação permanece, admitindo que o Tribunal lhe dava razão, mas usando a nova ortografia (o que v. considera ilegal, pelos vistos) o que faria ? Interporia recurso para obter anulação da sentença ?

Jorge Teixeira disse...

Não sou eu que considero ilegal. É ilegal. Eu não tenho culpa que vivamos todos um delírio em que as pessoas são condicionadas por mentiras e por medo.

Não tenho culpa, mas darei o meu melhor para não colaborar nem no delírio, nem nas mentiras, nem no medo.
E penso que deveríamos todos não colaborar.

joão viegas disse...

Francamente, o seu conceito de legalidade preocupa-me bastante mais do que a sua opinião sobre o acordo ortografico. No seu critério, as suas convicções sobre a legalidade têm primazia sobre as do Supremo Tribunal de Justiça, é isso ?

Um ponto de vista interessante, sem duvida...

Boas

Luís Ferreira disse...

Penso que é muito mais eficaz assinar a Iniciativa Legislativa de Cidadãos:

http://ilcao.cedilha.net
http://ilcao.cedilha.net/docs/ilcassinaturaindividual.pdf

Jorge Teixeira disse...

Não sei do que está a falar.
E a minha "convicção" sobre a legalidade da aplicação do AO90 não é apenas minha.

joão viegas disse...

"Não sou eu que considero ilegal. É ilegal".

Se leu o documento mencionado no meu comentario, tera verificado que isto não parece ser, por enquanto, a opinião do Supremo Tribunal de Justiça (que ainda não se pronunciou formalmente sobre a matéria, mas edita resumos e acordãos usando a nova ortografia), o que poderia incitar algumas pessoas tibias à prudência, ou mesmo à modéstia, nas suas afirmações.

Por outro lado, se v. tem a certeza de ter Razão, como aparenta ser o caso, é natural que considere que mostrar-se modesto pode ofender a Razão que lhe assiste. Compreendo perfeitamente este ponto.

Boas

PS : A missa amanhã é às 10h20.

Jorge Teixeira disse...

Os documentos são editados por secretarias que são constituídas por funcionários públicos que vivem no medo de ser perseguidos se não usarem o AO90. Repito: vivemos um delírio em que as pessoas são condicionadas por mentiras e por medo.

E lamento dizê-lo, mas posts como o seu são mais uma forma de entre muitas em como os "acordistas" tentam condicionar os outros a não exercerem os sem pensamento crítico e os seus direitos, fechando-os nas armadilhas da mentira e do medo. Desculpe, não dou para esse peditório.

joão viegas disse...

Pois, a realidade não existe...

Se o meu amigo se desse ao trabalho de ler o que escrevi, veria que não digo nada em favor do acordo e que, alias, não uso sequer a nova ortografia.

Mas tudo bem. Desculpe ter incomodado o frutifero dialogo critico que v. mantém com as suas convicções. O dia da Ressureição não tarda...

Luís Ferreira disse...

Sinais que devem ser lido nas entrelinhas do que se vai dizendo do outro lado do Atlântico:

http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/senador-cyro-miranda-avalia-que-acordo-ortografico-nao-tera-sucesso-internacionalmente-18692/

Até quando a insistência no erro?

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres, estou...