quarta-feira, 19 de junho de 2013

A ESTATÍSTICA COMO CIÊNCIA DA INCERTEZA


No próximo dia 20 de Junho de 2013, pelas 18 h, no RÓMULO– Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no piso térreo do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, terá lugar mais uma sessão Café, Livros e Ciência, uma iniciativa em parceria com o Museu da Ciência de Coimbra, a Fábrica Ciência Viva de Aveiro e o TagusPark de Oeiras, desta vez com a presença com a Prof. Doutora Nazaré Mendes Lopes, professora de Matemática e Directora do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A propósito do livro Como Mentir com a Estatística", de Darrell Huff , que está a sair como n.º 201 da colecção “Ciência Aberta” da editora Gradiva, Nazaré Lopes falará sobre "A Estatística Como Ciência Da Incerteza".

Como Mentir com a Estatística, escrito por Darrell Huff em 1954, apresenta, de forma clara e bem-humorada, erros usuais e básicos em Estatística que levam em geral a conclusões erradas e mesmo absurdas sobre factos correntes do nosso dia-a-dia. Tornou-se por isso um dos livros sobre Estatística mais vendido de sempre. Quase 60 anos passados desde a sua publicação original, muitos dos erros que descreve não perderam a atualidade. Nesta conversa, Nazaré Lopes abordará algumas das principais questões a ter em conta quando se desenvolve um estudo estatístico, salientando a forma como Huff as foi introduzindo e discutindo ao longo do livro. E estará aberta a discussão sobre enganos feitos com a estatística.


Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...