quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bons raios te meçam



O Solstício de Verão de 2013 é já amanhã, dia 21 de Junho. No hemisfério Norte, teremos a noite mais curta do ano e a sombra dos objectos atinge o seu valor mínimo.
Para celebrar esta efeméride no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra 2013, instituições e público em geral vão repetir uma experiência realizada pela primeira vez há mais de dois milénios, por Eratóstenes (276 a. C – 194 a. C).
Analisando a sombra de objectos em dois lugares diferentes, ao meio dia, e juntando alguma matemática, Eratóstenes foi o primeiro a apresentar um valor para o raio da Terra. Eratóstenes mostrava assim ser possível medir o raio da Terra usando os raios solares.
Quem quiser participar, pode dirigir-se a um dos seguintes locais, onde a experiência será feita junto do público: Centro Ciência Viva de Constância, Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu de Marinha, Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, Observatório Astronómico de Lisboa, Planetário Calouste Gulbenkian, Planetário do Porto - Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Centro Ciência Viva de Estremoz, Escola Secundária Braamcamp Freire ou ainda na Ilha do Príncipe, na Praça Marcelo da Veiga em Santo António.

Mais informações em:
http://www.mat.uc.pt/mpt2013/bons-raios-te-mecam.html

Informação recebida de Carlota Simões, organização do Ano Internacional do Planeta Terra 2013

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

O futuro é berço esplendido!

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...