quarta-feira, 19 de julho de 2023

MEU PREFÁCIO AO LIVRO DE BERNARDO NOGUEIRA «A CIÊNCIA DAS COISAS»

 

  O mundo é feito de muitas coisas. E todas as coisas à nossa volta – e mesmo dentro de nós – podem ser estudadas pela ciência. Daí o título “A Ciência das Coisas” deste belo livro de ciência infantil de Bernardo Albuquerque Nogueira, tão bem ilustrado por Carlo Giovani. E como toda a gente se interroga, desde pequeno, sobre a natureza das coisas, esta obra poderá satisfazer a natural curiosidade dos mais novos. Como são as coisas? De que são feitas? Quais são as suas causas? Como se relacionam elas entre si?

  A ciência – seja ela a química, a física, a astronomia, a geologia, a biologia, etc. – procura responder a estas questões. E o facto é, com o método da ciência, que se baseia na observação e na experimentação, sabemos hoje muito mais sobre o mundo do que dantes sabíamos. Decifrámos alguns dos seus mistérios, embora continuemos a tentar penetrar noutros. Sabemos que todas as coisas do mundo são formadas por átomos ou por componentes de átomos que se movem no espaço vazio. Sabemos que os átomos se podem agrupar de várias maneiras em moléculas e que os átomos e as moléculas se podem agrupar para formar substâncias (sólidas, líquidas ou gasosas). Sabemos o que é a luz e como ela interfere com os átomos, as moléculas e as substâncias. Sabemos também que os átomos e as moléculas participam em transformações químicas, isto é, que umas substâncias podem reagir com outras, mudando as suas qualidades. No fundo, a vida, de que somos exemplo, não é mais do que o resultado de um grande número de reacções químicas. Olhando para fora da Terra, vemos que há outros planetas próximos, que giram em torno da nossa estrela, o Sol. E sabemos também que, mais longe, há mais sóis e mais planetas, alguns dos quais poderão ser semelhantes à Terra. De facto, andamos à procura de outras Terras e desejamos saber se, noutros sítios, haverá vida e, talvez mesmo, seres vivos tão curiosos como nós. Sabemos, olhando para o que se passa na Terra, que temos exercido influência sobre as coisas à nossa volta, mas que nem sempre essa influência tem sido boa. Preocupamo-nos, por isso, com o nosso futuro na Terra.

 Todas estas coisas estão bem explicadas nos seis capítulos deste livro: Átomos e Moléculas, Estados físicos e soluções, Luz, Reações e transformações, e, por fim, Sustentabilidade e futuro. Em cada capitulo há um conjunto de experiências simples de realizar usando materiais acessíveis. Como o livro mostra, a ciência faz-se não só observando com atenção, mas também experimentando com cuidado. O conjunto é uma excelente introdução à ciência, pensada de modo a atrair os mais pequenos para o conhecimento das coisas do mundo. Os leitores ficarão a saber que o mundo é, no fundo, bastante simples: há constituintes elementares e, por detrás da confusão que vemos, existem leis naturais que obrigam a que, em condições iguais, tudo funcione da mesma maneira. 

O autor, um jovem químico e grande entusiasta da ciência, quer com este livro comunicar o seu entusiasmo a outros, a começar nas crianças e jovens, mas também aos educadores. Inventou como personagens a Maria, uma menina muito curiosa, e o seu urso de peluche, o Hélio. Os dois gostam de descobrir os segredos das coisas e convidam-nos também a essa descoberta. A menina representa qualquer um de nós, pois, como ela, todos temos curiosidade, todos queremos saber mais. 

 Este livrinho ajudará a que os mais novos despertem para a ciência, a química, mas também a física e a astronomia, levando-os a ganharem uma visão científica e, assim, perceberem melhor como é o mundo em que vivemos. Muitos parabéns, Bernardo, por este livro que me deu tanto gosto ler. Estou certo de que os outros leitores também vão gostar. Toda a gente sabe que a ciência é muito útil. Este livro mostra que também é muito divertida!

Sem comentários:

O QUE É FEITO DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS?

Passaram mil dias - mil dias! - sobre o início de uma das maiores guerras que conferem ao presente esta tonalidade sinistra de que é impossí...