sábado, 5 de setembro de 2020

Poréns e Encantos : a Poesia de um químico


O livro póstumo de Victor Gil é hoje apresentado em Coimbra, pelas 18h, na Quinta das Lágrimas:


Poréns e Encantos 

de Victor M. S. Gil
edição: Sana Editora, julho de 2020 
 ‧ isbn: 9789895453061 
  
13,00€ 

SINOPSE

Nos últimos anos da sua vida, Victor Manuel Simões Gil definia-se como polinómio de múltiplas variáveis enquanto o balanço não se torna identicamente nulo e, fazendo jus a tal autorretrato, vinha-se aventurando em seara alheia, na viticultura, nas artes plásticas e na escrita.

Além do seu importante legado na área da Química, em Portugal, assim como na educação e divulgação da ciência (especialmente para os mais jovens… de todas as idades), Victor Gil surpreende-nos também com o seu legado literário, poético e artístico, impossível de reunir numa só obra.

Este livro junta o seu legado de poemas, com os quais nos leva a reviver com ele tantas e distintas fases da sua vida, nas suas tão criativas formas de as ver. em cada um dos seus poemas, leva-nos pela mão a revisitar e a reinterpretar alguns dos aspetos importantes da vida, tão comuns a tantas outras vidas. Tal como fazia presencialmente, Victor Gil cria, em cada poema desta obra, uma serena empatia com o leitor.

1 comentário:

Despedida permanente disse...

Leve poisa a borboleta
No cansaço do olhar
Silenciosa e secreta
Move as asas devagar

Demora breve de tempo
No meu tempo a passar
Olho-a dentro do lamento
De ser breve a demorar

Depois voa d'infinito
E eu fico a vê-la partir
Já é só céu que fito
No ficar de nunca ir

F.C.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...