quinta-feira, 3 de setembro de 2020

"Democracia em queda", meu artigo no Público de hoje


OPINIÃO

Democracia em queda

Com o recente golpe do PSD e do PS torna-se mais difícil a tarefa dos cidadãos que se mobilizam pelas suas terras, que além do mais são alvo de discriminação fiscal.

Uma alteração legislativa que acaba de ser publicada pela calada, com a complacência do Presidente da República, após o PS ter apoiado uma proposta do PSD na Assembleia da República, veio limitar a participação dos movimentos independentes nas próximas eleições autárquicas, daqui a pouco mais de um ano. Os dois maiores partidos nacionais, nesta sua tentativa de monopolização da democracia, estão de facto a prejudicá-la, alienando cada vez mais o eleitorado.

A referida alteração impede os movimentos de cidadãos de concorrerem com a mesma designação e símbolo à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, por um lado, e às Assembleias de Freguesia, por outro. Além disso, arvorando-se “donos” das palavras, PSD e PS decidiram proibir o uso das palavras “partido” ou “coligação” por esses grupos.

(ver o resto em papel ou on-line, só para assinantes) 

2 comentários:

Aperitivos disse...

Por que razão há de ser só para assinantes?
Gostava de ler sem ter de assinar.

Carlos Fiolhais disse...

Por que os articulistas, os jornalistas e outros técnicos dos jornais trabalham e esse trabalho, como qualquer outro, deve ser remunerado. Se não for, os jornais acabam evidentemente.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...