quinta-feira, 3 de setembro de 2020

"Democracia em queda", meu artigo no Público de hoje


OPINIÃO

Democracia em queda

Com o recente golpe do PSD e do PS torna-se mais difícil a tarefa dos cidadãos que se mobilizam pelas suas terras, que além do mais são alvo de discriminação fiscal.

Uma alteração legislativa que acaba de ser publicada pela calada, com a complacência do Presidente da República, após o PS ter apoiado uma proposta do PSD na Assembleia da República, veio limitar a participação dos movimentos independentes nas próximas eleições autárquicas, daqui a pouco mais de um ano. Os dois maiores partidos nacionais, nesta sua tentativa de monopolização da democracia, estão de facto a prejudicá-la, alienando cada vez mais o eleitorado.

A referida alteração impede os movimentos de cidadãos de concorrerem com a mesma designação e símbolo à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, por um lado, e às Assembleias de Freguesia, por outro. Além disso, arvorando-se “donos” das palavras, PSD e PS decidiram proibir o uso das palavras “partido” ou “coligação” por esses grupos.

(ver o resto em papel ou on-line, só para assinantes) 

2 comentários:

Aperitivos disse...

Por que razão há de ser só para assinantes?
Gostava de ler sem ter de assinar.

Carlos Fiolhais disse...

Por que os articulistas, os jornalistas e outros técnicos dos jornais trabalham e esse trabalho, como qualquer outro, deve ser remunerado. Se não for, os jornais acabam evidentemente.

FÁBULA BEM DISPOSTA

Se uma vez um rei bateu na mãe, pra ficar com um terreno chamado, depois, Portugal, que mal tem que um russo teimoso tenha queimado o te...