sábado, 5 de setembro de 2020

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

 NOVIDADES EDITORIAIS

Série “Portugaliae Monumenta Neolatina” [Edição de texto latino, tradução e comentário]

 - Mário Santiago de Carvalho & Sebastião Pinho, Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense: Tomo II: Ethica. Fixação do texto latino, introdução, tradução, notas (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020) 304 p.

Link: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/102

[Entre todos os Comentários sobre a Ethica Nichomacheana de Aristóteles, o Comentário Jesuíta Coimbra (século XVI), escrito por Manuel de Góis, como parte dos amplamente conhecidos Comentários Jesuítas de Coimbra (1592-1606), tem as suas particularidades. Não é um tratamento completo do título aristotélico, mas as suas nove disputas formam um breve compêndio no qual é possível ver a relevância da Summa theologiae de Tomás de Aquino. Tal como aconteceu com os outros títulos de Coimbra, a Ethica espalhou-se rapidamente pelas Universidades e Colégios europeus, e chegou aos territórios sul-americanos e à China. O presente volume, o primeiro da série que o IUC está atualmente a publicar, introduz o texto de Coimbra e fornece uma edição moderna do latim original com uma tradução portuguesa.]

Série “Ideia” [estudos]

- António Manuel Martins & Maria do Céu Fialho (coords): Relendo o ‘Parménides’ de Platão (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020). 446 p.

Link: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/103

[Este livro apresenta uma coleção de ensaios selecionados a partir das comunicações apresentadas no congresso internacional sobre o Parménides de Platão, por ocasião do 2º Encontro da Secção Mediterrânica da Sociedade Internacional de Platão. Abre com uma introdução às diferentes abordagens a este diálogo desafiante. Samuel Scolnicov reúne de forma útil as dimensões teórica e ética do Parménides. Luc Brisson, Néstor Cordero, Maurizio Migliori, Franco Trabattoni, Francesco Fronterotta, Mário Jorge Carvalho, J. D. Bares Partal, Beatriz Bossi, Francesca Pizzuti e Gabriele Cornelli apresentam uma análise e comentários aprofundados dos principais tópicos da primeira e segunda partes do diálogo a partir de diferentes pontos de vista. O livro inclui também uma maior clarificação dos problemas de interpretação e a receção deste diálogo na Antiguidade tardia e no Renascimento.]

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...