quinta-feira, 15 de maio de 2014

Uma "abertura incrível"

Em tempos demóticos, quando não existe quaisquer outros crivos para pensar ou fazer algo que não sejam os da agradabilidade, da demagogia e do tolerantismo, quando se entende que tudo é justificável e que todas as justificações são aceitáveis, pode entende-se que nos espaços que devem acolher e representar o saber - seja ele artístico, científico, filosófico, político... - se opte pela sua exclusão ou transfiguração.

Este comentário deve-se a uma (estranha?) notícia que, logo pela manhã, li: certa senhora que afirma falar com Jesus Cristo fará hoje uma palestra na Assembleia da República Portuguesa a convite dos organizadores das Jornadas da Saúde, que por lá decorrem. Parece que vai defender a tese seguinte: "as memórias de vidas passadas podem interferir na saúde e a limpeza dessas memórias pode ajudar" ao bem-estar. Li também que outras actividades congéneres estão agendadas, e que os convidados defenderão teses semelhantes.

Considera a senhora que a Assembleia da República, esse lugar onde o "esclarecimento" deveria ter prioridade acima de tudo, revela uma "abertura incrível".

Efectivamente, tendo a concordar com ela.
Maria Helena Damião

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...