quinta-feira, 16 de junho de 2011

Livros de Junho da Gradiva

A Gradiva costuma ser muito criteriosa na escolha das suas edições. De entre os livros de Junho destaco uma obra do grande apaixonado pelos livros Alberto Manguel e outra do filósofo contemporâneo Peter Singer. Deixo a informação editorial:

Alberto Manguel
A Cidade das Palavras

"Porquê o fracasso das nossas sociedades? Neste livro, Alberto Manguel analisa a uma nova luz o aumento da intolerância violenta no nosso mundo. Apesar de nos termos esforçado por construir sociedades que promovessem o patriotismo cívico, com valores nos quais todos os cidadãos se revissem, assistimos a revoltas racistas em França, a assassínio político nos Países Baixos e a atentados bombistas no Reino Unido. Serão estes os sintomas de uma experiência multicultural mal-sucedida? Porque nos é tão difícil vivermos juntos, quando as alternativas são comprovadamente piores? Uma reflexão pertinente, que estabelece paralelos fascinantes e reveladores entre as realidades individuais e políticas do mundo actual e as realidades do mito, da lenda e da história. Nenhum leitor ficará indiferente.

Alberto Manguel é antologiador, tradutor, ensaísta, romancista e editor. Também foi leitor: na adolescência, e a pedido daquele, leu livros em voz alta a Jorge Luis Borges, então já cego.Nasceu em Buenos Aires; em 1982 mudou-se para Toronto, no Canadá, e adquiriu nacionalidade canadiana; agora vive em França, numpresbitério medievalque comprou e renovou. Contribui regularmentecom a imprensa de vários países: Times Literary Supplement, New York Times, Village Voice, Svenska Dagbladet e vários periódicos e meios de difusão canadianos. Foi galardoado com numerosos prémios e distinções, incluindo a Medalha de Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França)."

«Trajectos», n.º 87, 164 pp., € 13,00

Peter Singer
A Vida que Podemos Salvar
Agir agora para pôr fim à pobreza no mundo

A resposta actual à pobreza mundial é não só insuficiente como eticamente indefensável.

"O bem conhecido filósofo Peter Singer, considerado pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo, apresenta argumentos éticos, experiências mentais estimulantes, exemplos eloquentes e estudos de casos num livro que apela à acção altruísta, dando voz à esperança e à compaixão sem descurar a investigação rigorosa e o raciocínio cuidado que transparecem em todas as suas obras. Um livro duplamente pertinente, nos tempos que atravessamos.

Peter Singer é Professor DeCamp de Bioética na Universidade de Princeton. Escreveu, sozinho ou em co-autoria, mais de trinta livros, incluindo Ética Prática e Um Só Mundo: A Ética da Globalização, editados em Portugal pela Gradiva."
«Filosofia Aberta», n.º 21, 252 pp., € 13,00

1 comentário:

Cláudia tomazi - Brasil disse...

Ter estas indicações de leituras de nível é sempre agradável, embora seja desta minha tristeza da oportunidade de alcance, e que os portugueses saibam valorizar esta dimensão de saber, tão próxima que pauta pela qualidade acolhedora e que faz honrar vosso conhecimento.