segunda-feira, 6 de junho de 2011

A despedida dos bons


Em tempos, Agostinho da Silva escreveu o seguinte:

Nenhum político deve esperar que lhe agradeçam ou sequer lhe reconheçam o que faz; no fim de contas era ele quem devia agradecer pela ocasião que lhe ofereceram os outros homens de pôr em jogo as suas qualidades e de eliminar, se puder, os seus defeitos.

Não querendo entrar em rota de colisão com as sábias palavras do filósofo, queria apenas deixar uma pequena mensagem que é, sobretudo, pessoal e não tanto política (e gostaria que fosse interpretada dessa maneira).

Porque, muito certamente, será um rosto que não será lembrado pelo mediatismo (e por quem o produz) destes tempos de mudança política, quero deixar um abraço especial a José Mariano Gago: não me lembro de um Ministro que tanto fez por um país. Quando Guterres o chamou para o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Ciência portuguesa encontrava-se numa espécie de Idade Média. Muito fez, em obra e em mentalidades e, hoje, Portugal pode começar a orgulhar-se do que tem em instituições e em potencial humano. Aceitou o "presente envenenado" de um Ministério que junta Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e foi engolido por este último (Bolonha deu, dá, tantas dores de cabeça!). Mas, goste-se ou não, reconhecendo erros e glórias, o balanço é altamente favorável e será, pelo menos para mim, um dos Grandes Portugueses. Este, sim, deixará saudades, vaticino eu.

A ele, porque foi também com ele que cresci para o fascinante mundo da Ciência, o meu muito obrigado!

12 comentários:

Teresa Marques disse...

Concordo totalmente!Um Ministro que devido à sua extrema competência conseguiu um trabalho notável na promoção do avanço cientifico e tecnológico do ensino superior...
Um marco que ficará na memória de muitos...

Ana Lemos disse...

Não poderia dizer melhor, um Ministro que me deu orgulho em dizer que era estudante do ensino superior público em Portugal.
Vai deixar saudades, espero francamente que o PSD não destrua a obra deste homem. Bem ajam pois que se ele deve dizer obrigada a todos os portugueses pelo trabalho que o deixamos realizar.
Eu agradeço-lhe pois ele fez mais do que eu esperava ou se quer pedi.

Anónimo disse...

Igualmente de acordo; pudessem os humanistas dizer o mesmo... pelo que lhes diz respeito! JCN

Anónimo disse...

Há dias comentadores das eleições concordavam que agora mais do que nunca precisávamos de ministros "políticos". Acho que Mariano Gago fez um bom trabalho e é um exemplo do contrário.

Fartinho da Silva disse...

Graças ao seu "fantástico" trabalho, temos escolas "superiores" por todo o lado e com cursos "superiores" de toda a espécie e feitio!

Fez sem dúvida um fantástico trabalho...

Exemplos de algumas licenciaturas abertas em Portugal:

Animação e Produção Artística
Educação Ambiental
Educação Social
Línguas Estrangeiras: Inglês e Espanhol
Línguas para Relações Internacionais
Fitofarmácia e Plantas Aromáticas e Medicinais
Gestão de Negócios Internacionais
Guia Intérprete
Design de Jogos Digitais
Gestão Sociocultural
Turismo
Nutrição Humana e Qualidade Alimentar
Engenharia Biológica e Alimentar
Biologia Aplicada
Engenharia de Protecção Civil
Design Comunicação e Produção Audiovisual
Design de Interiores e Equipamento
Design de Moda e Têxtil
Animação Cultural
Desporto e Actividade Fisica
Serviço Social
Contabilidade e Gestão Financeira
Gestão Hoteleira
Gestão Turística
Animação Sociocultural
Comunicação e Relações Económicas
Fitoquímica e Fitofarmacologia
Etc..

Anónimo disse...

Ana Lemos: que é ajam? É do verbo agir?

Anónimo disse...

A Mariano Gago, nos dias que corre, seria de aplicar o que, acerca de Andrade Corvo, disse um dia, gracejano, o impagável humorista Bordallo Pinheiro, ou seja, constituir prova iniludível de que, sendo-se inteligente, também se pode ser ministro! JCN

Anónimo disse...

Ana Lemos: que é "se quer"? E se não quer?

Anónimo disse...

Há que ter clarividência suficiente para distinguir entre gralha e erro de ortografia ou de expressão gramatical. E, a propósito, corrijo a minha gralha "corre" por "correm". Seria necessáio? Faço-o... por mim! JCN

Anónimo disse...

Mas que é isso de "necessáio"? É gralha ou erro?

Anónimo disse...

Não se vê logo, pá? JCN

Anónimo disse...

"Turismo" é uma má licenciatura? Pensava que era uma das nossas principais fontes de receita.

"Design de Jogos Digitais"? É informática da mais avançada e uma indústria que já ultrapassou em receitas a do cinema. Qual o problema?

"Fitofarmácia e Plantas Aromáticas e Medicinais". Se for relacionado com as medicinas "alternativas", este sim parece manhoso.

Mas, em resumo, só o nome dos cursos é pouco para os avaliar.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...