sábado, 11 de junho de 2011

América do Sul tem o maior número de vulcões ativos do mundo!



Os vulcões são as mais poderosas forças da natureza terrestre. Na América do Sul, são quase 200 ativos. No Brasil, há um vulcão extinto há mais de um milhão de anos, o arquipélago de Fernando de Noronha. O professor de geofísica da Universidade de São Paulo(USP), Valdecir Janasi, explica como os vulcões entram em atividade. Essa matéria foi veiculada pela Rede de TV Record esta semana e teve a importante participação da Estação Ciência da USP. Vale a pena ver o video da matéria produzida : clicar aqui para ver o video !

2 comentários:

José Juscelino de Oliveira Neto - Riacho dos Cavalos/PB. disse...

Embora o arquipélago de Fernando de Noronha ter origem vulcânica, a formação vulcânica conhecida que apresenta ainda suas características originais é o Pico do Cabugi no estado do Rio Grande do Norte, possuindo um cone do tipo "escória" (formado por pedras soltas)que precisa ter sua imagem mais difundida no Brasil por ser um belo ponto turístico.

Anónimo disse...

Eu sei que está meio tarde pra isso, mas só para corrigir, o professor Valdecir Janasi é professor de Geologia, não de Geofísica.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...