sexta-feira, 17 de junho de 2011

Física da Música

Informação chegada ao De Rerum Natura.

Física da Música
Rui Vilão
21 de Junho de 2011
18h - 19h

Rui Vilão, numa abordagem acessível, vai demonstrar que a Física do som condiciona aspectos essenciais do discurso musical. Tal como a anatomia da voz humana condiciona a linguística, impondo características comuns a todas as línguas humanas (por exemplo a qualidade e quantidade de vogais e consoantes que podem ser emitidas), também as leis da acústica física estabelecem padrões que, de alguma forma, determinam a construção das escalas musicais. Desta forma assinalamos o Dia Europeu da Música, no dia do solstício do Verão: 21 de Junho, estabelecido por ocasião das celebrações do Ano Europeu da Música, celebrado em 1985.

Rui Vilão é docente do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, tendo como especiais interesses de estudo o hidrogénio em semicondutores e a espectroscopia do muão positivo. Colabora ainda regularmente, como organista, com a Paróquia de São José em Coimbra, com a Capela da Universidade de Coimbra, com a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e com a Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...