terça-feira, 7 de junho de 2011

A despeito das pedras as flores florescem!

O título deste post é o remate do texto de Carlos Fiolhais intitulado Feitos num oito, para sublinhar que num sistema educativo com múltiplas fragilidades, como é o caso do nosso, alguns professores e alguns alunos continuam a pôr a fasquia do ensino e da aprendizagem ao nível da excelência. Referia-se, em concreto, à obtenção de uma medalha de prata nas mais recentes Olimpíadas Internacionais de Filosofia por um finalista do Secundário.

Muitos outros casos de empenho na educação existem no país. É uma certeza. Aqui refiro um, também na área da Filosofia. A professora Sara Raposo sugere leituras aos seus alunos e, complementarmente, a escrita sobre as leituras. Alguns aceitam a sugestão. Ana Marta Nunes, do 11.º ano, costuma aceitar, daí resultando textos como o que se seguem.

Durante estas férias de Natal, tive a oportunidade de ler Confissões de uma cirurgiã, escrito por Gabriel Weston. Agradeço à professora Sara Raposo esta sugestão de leitura e relato aqui a experiência que daí resultou (...).

O livro é, segundo a própria autora, um misto de ficção e realidade, as personagens são fictícias mas inspiram-se em situações reais vividas pela Dr.ª Weston. É um relato, feito na primeira pessoa e está escrito de uma forma surpreendentemente envolvente.

Cada um dos catorze capítulos, que pode conter mais do que uma história, contribui para a construção de uma reflexão sobre determinado tema (por exemplo: Sexo; Morte; Beleza; Hierarquia; Ajuda e Aparências). Estas reflexões demonstram o impacto que as situações descritas tiveram na vida e na forma de pensar da autora, assim como nas suas opções profissionais (...).

Ao longo da leitura, podemos saltar entre a perspectiva de Gabriel Weston como estudante de Medicina, como estagiária, interna de primeiro ano e numa fase um pouco mais avançada da sua carreira. Apesar de visto pela mesma pessoa, o mundo da medicina e, em particular, da cirurgia, parece-nos diferente a cada capítulo desta narrativa não-linear (...).

O livro não tenta convencer ninguém a tornar-se cirurgião. Pelo contrário, acredito que muitos possam, ao lê-lo, perceber que esta não é a profissão ideal. As histórias clínicas dos doentes nem sempre terminam da melhor maneira. Aliás, nem sempre terminam sequer, visto que muitas vezes não é o mesmo médico que acompanha o doente.

Na descrição do trabalho dos médicos existe um equilíbrio entre experiências gratificantes e desconcertantes com, creio eu, a balança a pender para esta última categoria. A autora foi capaz de transmitir, com clareza, os seus conflitos emocionais provocados, por exemplo, pelos primeiros contactos com a morte, pela, por vezes, necessária suspensão de sentimentos, pelo dilema entre fazer o melhor para o doente ou o melhor para a carreira e, por último, pela indecisão entre privilegiar a sua vida profissional ou a sua vida privada.

Além destes temas (...) existe, no livro, um outro mais secundário: a luta de uma mulher para progredir na carreira no seio de uma profissão, já de si competitiva, que é ainda hoje dominada pelos homens.

Apesar do ocasional recurso a uma gíria hospitalar, o livro é bastante acessível, com um vocabulário e um discurso claros, objectivos e de fácil compreensão. Para quem queira saber mais acerca do mundo da medicina, é esclarecedor e envolvente.

Este livro foi indubitavelmente merecedor do meu tempo, recomendo-o.

Ana Marta Nunes

8 comentários:

António Conceição disse...

Credo! Li a sua recensão e conseguiu convencer-me que o livro não tinha interesse nenhum. O que é que me importa a mim a vidinha miserável de um cirurgião ou os seus dilemas interiores?
Mas não fique zangada comigo. Eu é que sou assim. Tenho a certeza que a maioria das pessoas vai adorar o livro. A mim é que a realidade não me comove nem impressiona. Nunca me impressionou. É por isso que os meus autores são Lewis Caroll e Borges, não o miserável Tolstoi ou o inqualificável Jorge Amado.
E gosto de ser azedo e acintoso :-))

Cláudia disse...

E que sempre ascenda entre tantas discussões a excelência das causas na aprendizagem, do extrato perfeito ao que seja ideal do quanto é possível e real.

Anónimo disse...

Algo de bom sobre os professores e os alunos, finalmente!!! Estou admirada. É tão raro neste blog. O mais comum é encontrar posts em desmerecimento dos mesmos... Se fossem a outros lugares e vissem outras coisas, aperceber-se-iam de outras realidades...

Pedro disse...

na maturidade do texto assumi que estava a ler a recensão de um profissional; a meio da leitura subi ao início do post, a negrito, para reler o que só a leitura diagonal não me tinha dado, a origem da prosa; surpresa: aluna do 11º ano

parabéns; e que frutifique; com este exemplo posso ter alguma esperança que os próximos alunos que me cheguem venham do secundário com um (bom) bocado mais de maturidade; é que os actuais e anteriores, chegados ao 3º das licenciaturas, revelaram-se imaturos a tocar uma bebesice desesperante; este ano tive que dizer a um aluno do 3º ano, durante uma aula teórica, pasme-se, para tirar os pés de cima da mesa; imaturidade ou pura má criação, fica-me a dúvida;

cá espero os novos alunos que esta aluna promete

Anónimo disse...

Vossemecê, sr. Funes, é meso... funes(to)! JCN

Anónimo disse...

Para uma aluna do 11º ano parece-me um texto bastante bem escrito.
Para quem não reparou, o post não é sobre o livro.

José Batista da Ascenção disse...

É muito gratificante ler textos produzidos por alunos do ensino básico ou secundário bem escritos e com ideias claras.
Especialmente nos tempos que correm.
Há alunos daqueles níveis de ensino que escrevem bem. Bem haja a quem os ensina ou ensinou.
Outros há que precisam de ir à gramática estudar o verbo haver e todos os outros verbos, as regras de construção frásica, a pontuação, etc...
O problema é que já nem há gramática, ou lá o que antes havia...
E nota-se. Nota-se muito. Em todos os graus de ensino e em todas as profissões.
O que é uma pena. E parece mal, particularmente em certos casos...

Anónimo disse...

Haja em vista, caro Dr. José Batista da Ascenção, como por vezes se escreve neste blogue! JCN

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...