quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AINDA as ecobolas: esclarecimento da Quercus

Para maior visibilidade, reproduzimos aqui o esclarecimento prestado por Francisco Ferreira acerca da posição da Quercus em relação às ecobolas:

Aqui segue um esclarecimento que a Quercus tem vindo a transmitr a muitas das pessoas que nos têm contactado:

A “Ecobola” é disponibilizada no mercado português através de várias marcas, nomeadamente:

Nestes links podem ser consultados os preços, que regra geral situam-se à volta dos 30 Euros. Na ausência dessa informação, deverá contactar directamente a marca.

Em Portugal, estas marcas podem ser encontradas em alguns revendedores, como o AKI, o supermercado BRIO ou a loja online PIXMANIA, sendo que em alguns o preço pode ser mais reduzido (mas julgamos que nunca tão baixo como referiu).

Na sequência do feedback positivo por parte de alguns utilizadores e da possibilidade de ser uma alternativa à utilização de detergente em algumas lavagens, a Quercus realizou um Minuto Verde (RTP1) sobre a Ecobola, no sentido, não de a promover, mas de a dar a conhecer aos consumidores como possível solução. Temos também conhecimento da referência à Ecobola no programa Desafio Verde, do qual somos parceiros, embora não tenhamos estado ligados a essa recomendação específica.

A Quercus recomenda vivamente a consulta de informação/estudos realizados recentemente por parte de algumas entidades como a DECO em Portugal e a sua equivalente espanhola OCU (Organización de Consumidores y Usuarios), que consideram a “tecnologia” por detrás da Ecobola não tão eficaz como consta nas embalagens.


Francisco Ferreira

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito esclarecedor o esclarecimento da Quercus

"da possibilidade de ser uma alternativa à utilização de detergente em algumas lavagens"

A "possibilidade de ser"

e

"A Quercus recomenda vivamente a consulta de informação/estudos realizados recentemente por parte de algumas entidades"

Pois, é melhor a "consulta de informação/estudos"

Faz-se "1 minuto verde" sobre o que seja referindo-se depois que há possibilidade de ser eficaz mas é melhor - recomenda-se vivamente - consultar os estudos independentes.

Cruz Gaspar

P.S.: Até tenho em boa conta a Quercus.

Anónimo disse...

O problema é que isto é como tudo existem estudos para tudo e mais alguma coisa, uns a favor e outros contra...
Que estudos independentes? A DECO? Que faz parcerias com aquelas empresas que a "DECO" diz que "segundo" eles são as melhores? Depois faz descontos de associados a elas? Um exemplo qual é a melhor e barato e mais barata, Ok Teleseguro(segundo a DECO) ou LOGO?
Estive sempre a acreditar na DECO, mas desde que tem estas escolhas tendênciosas....mais barato produtos para idosos...farmácia convencional ou Loja do Avô?

Marisa

Anónimo disse...

Obrigado pela notícia (e por me poupar 15€!).
E - - - à QUERCUS que não sai nada bem na fotografia.
;-)

Anónimo disse...

Boa tarde,
Não entendo o papel da DECO neste processo (foram patrocinados pela industria quimica?).
Por exemplo, os produtos que a IRISANA representa na Europa são certificados e testados em Laboratórios acreditados independentes.
Existem muitas cópias de Ecobolas originais produzidas na China, que são de qualidade duvidosa. Por acaso as duas marcas de ecobolas boas que conheço, nenhuma estava nos testes da DECO. Aliás,uma delas nem é comercializada em Portugal
Sei que os testes da Quercos com a ecobola IRISANA foram completamente independentes (minuto verde), não foram patrocinados pela IRISANA. Possivelmente, a Quercus Ficou numa posição politicamente delicada.
Eu uso há muito tempo a ecobola e ecobag IRISANA e estou satisfeito.
O meu laboratório de casa aprovou os resultados
O negócio dos detergentes quimicos é um grande negócio.
A principal motivação de uso da escobolas é a preservação do palneta dado que, os detergentes domésticos são umas da principais fontes poluentes dos oceanos.
O principal argumento da utilização da ecobola/Ecobag é a preservação do planeta, não é a poupança em detergentes embora em termos comerciais isso possa ser utilizado

A ESTUPIDEZ REVISITADA

A estupidez é a mercadoria mais bem distribuída deste mundo: ela veste-se de demagogia ou do que quer que seja de imundo. A estupidez é...