quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OS PROBLEMAS DE PORTUGAL 2

Ainda de Vitorino Magalhães Godinho, do livro "Mudar de Rumo" (Colibri, 2009):

"Sobre o caos em que se abateu o ensino universitário abateu-se o chamado processo de Bolonha, obcecado pela uniformização, baralhando os títulos e graus, e eivado por uma pedagogia simplista. O primeiro acto de qualquer governo com um mínimo de sensatez tem de ser a revogação das abstrusas disposições deste pseudo-acôrdo feito à revelia de professores e investigadores, que não tiveram a coragem de o rejeitar e se sujeitaram a passar sob as forcas caudinas. Uma das riquezas culturais da Europa são as suas escolas superiores diversas - como a École des Hautes Études ou a École des Chartes de Paris, a London School of Economics de Londres, o Collège de France. Não interessa equiparar títulos, o importante é reconhecer o seu valor universal. Como não interessa que os estudantes saltem de universidade em universidade para seguir os mesmos cursos. Só depois de adquirida sólida formação é que se está apto a beneficiar da frequência de escolas e centros diferentes, que aliás devem ser criteriosamente seleccionados. tenha-se o bom senso de não cair no turismo universitário. Temos de regressar à licenciatura como termo de um curso completo, e não etape sem significado. os mestrados não podem confundir-se com cursos profissionalizantes ou, pior, toimar o lugar de licenciaturas; devem ser preparações exigentes à investigação. A formação ou o aperfeiçoamento profissional devem ter os seus cursos próprios."

1 comentário:

Anónimo disse...

Tal o que venho dizendo aqui, as licenciaturas de 3 anos já não ensinam o mínimo essencial e os mestrados já são usados para ensinar o que não se ensinou na licenciatura mas quando e onde se aprende o que se aprendia no mestrado antigo?

Por mim o processo de Bolonha deveria ser extinto, é uma mentira e um retrocesso, se querem equiparações metam cursos de 4 anos no mínimo.

Então e eu conheço casos em que pessoas vão de Erasmus e quando voltam tem equivalências a disciplinas feitas lá fora que nem existem de perto cá dentro, como pode ser isso?

Fala-se em uniformidade se nem dentro de Portugal os cursos já em Bolonha obedecem a essa uniformidade!

Afinal para que serve Bolonha?

Do século das crianças ao século de instrumentalização das crianças

Muito em virtude do Movimento da Educação Nova, iniciado formalmente em finais de 1890 e, em especial, do trabalho de Ellen Key, o século XX...