segunda-feira, 27 de abril de 2015

Lançamento de "Uma Biografia da Luz"


No âmbito do Ano Internacional da Luz
a Gradiva lança  Uma Biografia da Luz de José Tito Mendonça

O livro Uma Biografia da Luz será apresentado no dia 28 de Abril pelas 18h30m no Pavilhão do Conhecimento — Ciência Viva, na Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, em Lisboa. A sessão, que será presidida por Teresa Peña, Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, contará com as seguintes intervenções:

  • 18h30 | Gonçalo Figueira, «Como Construir um Laser Ultra‑Intenso, uma Experiência Pessoal»
·         19h00 | Carlos Fiolhais, coordenador em Portugal do Ano Internacional da Luz.
·         19h15 | António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, «Apresentação do livro Uma Biografia da Luz ou a Triste História do Fotão Cansado, de José Tito Mendonça»
·         19h45 | José Tito Mendonça, «Breves Comentários sobre o Fotão Cansado»

Celebrando-se em 2015 o Ano Internacional da Luz, este ensaio sobre a natureza e as propriedades da luz divulga o conhecimento sobre este apaixonante tema da física, reflectindo sobre ele de um modo acessível e cativante.

Uma Biografia da Luz é um ensaio sobre a natureza e as propriedades da luz, bem a propósito do Ano Internacional da Luz celebrado em 2015. José Tito Mendonça, professor e investigador de reconhecido mérito, aborda os conceitos com recurso a histórias e a exemplos. Inclui testemunhos sobre a ciência e a vida, bem como episódios pessoais da sua actividade científica.

«A luz é um dos grandes mistérios, perseguido tanto por pintores como por físicos. Mas também os insectos e os místicos são atraídos por ela. Vamos sabendo alguma coisa, mas ainda não sabemos nada», escreve José Tito Mendonça. O autor usa uma linguagem acessível e aborda os temas de modo interessante. «Não usei fórmulas, e evitei fazer referência directa a trabalhos especializados», refere nas primeiras páginas deste livro que, interessando a especialistas, pode ser lido por um público não especializado.
S
ão vários os temas que aborda relacionados com a luz. Entre eles encontram-se a análise da relação entre a luz e a visão, os lasers – incluindo uma introdução à óptica não linear e os novos conceitos de aceleradores de partículas usando lasers intensos – e a noite, entre outros. No capítulo 8, por exemplo, «os fotões são colocados no seu devido contexto, como uma parte importante mas não única da chuva cósmica que chega à superfície da terra, e onde se incluem também os raios cósmicos, os neutrinos e os gravitões».

Carlos Fiolhais, Coordenador em Portugal de 2015 – Ano Internacional da Luz, assina a contracapa deste livro, chamando a atenção para o facto de devermos à luz a nossa origem e a nossa sustentação. «À luz devemos a maior parte da informação que recebemos do Universo. Graças às tecnologias baseadas na luz conseguimos hoje viver melhor na Terra. Por tudo isso, é bom que, neste Ano Internacional da Luz, se faça mais luz sobre a luz. Uma Biografia da Luz, de José Tito Mendonça, cumpre, com mestria, esse objectivo. Conta-nos o essencial sobre a luz de um modo assaz cativante. Um livro que ilumina», escreve Carlos Fiolhais.

SOBRE O AUTOR

José Tito Mendonça é professor catedrático reformado do Instituto Superior Técnico (IST) e antigo presidente do Departamento de Física deste Instituto. É também professor convidado da Universidade de São Paulo, no Brasil, e da Universidade de Strathclyde, em Glasgow, no Reino Unido. Tem um doutoramento de estado (doctorat ès-sciences) pela Universidade de Paris–Sud Orsay, em França, e foi consultor científico do projecto europeu JET em Culham, no Reino Unido. Foi ainda responsável pela criação de duas novas equipas de investigação no IST, uma em fusão nuclear e outra na interacção de lasers intensos com a matéria. É actualmente responsável pelo laboratório de átomos frios e plasmas quânticos do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN-IST).

Uma Biografia da Luz
Ou a Triste História do Fotão Cansado
José Tito Mendonça
Colecção: «Ciência Aberta»
Ano de edição: 2015
ISBN: 978-989-616-642-7
276 pp. € 13,50


 
anL

Sem comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.