sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sol nasceu nas mãos dos jovens da APPACDM de Coimbra


Informação recebida da organização do Ano Internacional da Astronomia:

Exposição de relógios solares é o ponto culminante do trabalho realizado pela associação de Coimbra no âmbito do Ano Internacional da Astronomia

O Ano Internacional da Astronomia proporcionou aos jovens da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra descobrirem a maior estrela do Sistema Solar e ainda construírem relógios de Sol. "O Sol quando nasce é para todos" é o nome do projecto educativo promovido pela APPACDM que se dá agora a conhecer ao público em geral sob a forma de uma exposição. O certame é inaugurado no dia 16 de Novembro (segunda-feira), pelas 11 horas, e poderá ser visitado até 20 de Novembro na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. A entrada é livre.

Diferentes relógios de Sol ganharam forma no Colégio de Santa Maria em Coimbra, no Centro de Actividades Ocupacionais de S.Silvestre, no Centro de Formação Profissional da Casa Branca em Coimbra, no Centro da Tocha e no Centro de Montemor-o-Velho, graças ao programa educativo "O Sol quando nasce é para todos". Desenvolvido ao longo dos últimos meses pelos diferentes centros da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, no âmbito do Ano Internacional da Astronomia, o projecto ganha nova dimensão com a exposição apresentada na segunda-feira, 16 de Novembro, pelas 11 horas, na Casa Municipal da Cultura.

"A APPACDM tem por princípios gerais a integração e participação na sociedade: os jovens com deficiência mental devem intervir como qualquer outro cidadão nos acontecimentos sociais, culturais e científicos da sociedade que os rodeia. Afinal o Sol, quando nasce, é para todos"
, frisa Helena Albuquerque. "Com essa exposição, tal como com outras iniciativas que promovemos, pretendemos mostrar que eles são cidadãos de pleno direito, combatendo a sua "invisibilidade" tão cómoda ainda para alguns, e tentanto desfazer muitos "tabus" ainda existentes que levam por vezes a sociedade a exclui-los culturalmente", esclarece a Presidente da APPACDM Coimbra.

À entrada do Colégio de Santa Maria (Coimbra), que apoia crianças até aos 5 anos em regime integrado, do Centro de Actividades Ocupacionais de S.Silvestre, do Centro de Formação Profissional da Casa Branca (Coimbra) e do Centro da Tocha estão agora relógios de Sol. No caso do Centro de Montemor-o-Velho, a associação foi apoiada pela Câmara Municipal e instalou o seu relógio no miradouro turístico da cidade.

"Quase todos os jovens dos centros envolveram-se neste projecto, uns fazendo os desenhos, outros trabalhando na sua concepção, outros executando o projecto", revela Helena Albuquerque. "Foi dada formação, no âmbito do Ano Internacional da Astronomia, a alguns dos nossos técnicos pelo coordenador do AIA2009 em Portugal, João Fernandes, na área da Astronomia para que pudessem construir em cada um dos centros da APPACDM de Coimbra um relógio de Sol", recorda a responsável.

A partir da próxima segunda-feira (16), o público poderá descobrir na Casa Municipal da Cultura o trabalho realizado pelas crianças, pelos adolescentes e pelos jovens adultos da APPACDM. "O Sol quando nasce é para todos" reúne material ilustrativo da "caminhada" feita em cada um dos centros da APPACDM, de testemunhos dos jovens que ajudaram a construir os relógios de Sol a pinturas elucidativas sobre o Sol e fotografias do projecto e dos diferentes relógios de Sol nas suas várias fases de execução.

"O SOL QUANDO NASCE É PARA TODOS foi um projecto muito motivador que foi abraçado por todos os intervenientes. Ninguém tinha formação em Astronomia, mas todos os nossos colaboradores dispuseram-se desde o princípio a estudar estes assuntos e acompanharam bem a formação dada por João Fernandes", sublinha Helena Albuquerque. "Quanto aos jovens, foi algo que gostaram muito de fazer, quer pelo que aprenderam sobre o movimento do Sol e a sombra que ele gera nos corpos terrestres, quer por toda a parte lúdica e artística que acompanhou todo o processo, da concepção à execução", conclui ainda.

No dia 19 de Novembro (quinta-feira), pelas 11 horas, João Fernandes anima ainda no Auditório da Casa Municipal da Cultura uma conferência sobre o tema do Sol para os jovens da APPACDM. A exposição "O Sol quando nasce é para todos" está patente até 20 de Novembro em Coimbra.

Sem comentários:

O FÍSICO PRODIGIOSO

  Cap. 43 do livro  "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...