segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Longos Dias Têm Cem Anos - Curso Livre




CIÊNCIA E FILOSOFIA EM DIÁLOGO NO RÓMULO

No próximo dia 17 de Novembro, pelas 17h30, no RÓMULO - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, irá realizar-se a primeira Sessão do Curso Livre “Longos Dias Têm Cem Anos”, diálogos em volta das obras: A Douta Ignorância, de Nicolau de Cusa, Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos, de Giordano Bruno e Sidereus Nuncius, o Mensageiro das Estrelas, de Galileu Galilei. Nesta primeira sessão, em torno destas obras e do tema Novos Saberes/Novas Mundividências, estarão em diálogo Carlos Fiolhais e João Maria André, o primeiro físico e o segundo filósofo, os dois da Universidade de Coimbra.

Este Curso Livre enquadra-se no âmbito da colaboração entre o Projecto Diálogos e o RÓMULO-Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra. O Projecto Diálogos, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa aprofundar o conhecimento da história do pensamento ocidental, a partir de autores e de seus textos que moldaram a civilização de  que fazemos parte. É, também, seu propósito levar a perceber como essas obras interpelaram as pessoas na sua época e continuam interpelar nos nossos dias. Aqui se inscrevem as obras de Nicolau de Cusa, de Giordano Bruno e de Galileu Galilei.

João Maria André refere na Introdução de A Douta Ignorância, na edição da Fundação Calouste Gulbenkian, como este livro  de 1440 se tornaria emblemático como resposta tanto aos dogmatismos quanto aos cepticismos que frequentemente ameaçam a aventura humana do saber. Nicolau de Cusa influenciou Giordano Bruno, o rebelde da Igreja que acabou queimado pela Inquisição. Por seu lado, a nova filosofia protagonizada por Galileu põe a Terra, o céu, o universo inteiro numa nova ordem, num movimento que ficará conhecido por Revolução Científica. Nas palavras de Galileu, é pela dúvida que caminhamos para a descoberta da verdade.

Interinfluências, reordenamentos e progresso sempre marcaram a história da Ciência e do pensamento no decurso dos tempos. É justamente este traço de descontinuidades, de dinâmica e de evolução que inspirou a escolha de um título de Agustina Bessa Luís para título deste Curso Livre: “ Longos Dias têm Cem Anos”. A revisitação das obras A Douta Ignorância, Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos, e O Mensageiro das Estrelas, e a reflexão e debate dela resultantes procurarão suscitar novas leituras destes textos, num olhar transdisciplinar, revelando a sua relevância, não apenas nas suas dimensões histórica, filosófica e científica, mas também como produtos de uma cultura e agentes da respectiva transformação. 

A  sessão Novos Saberes/Novas Mundividências, num formato de diálogo entre João Maria André e Carlos Fiolhais, pretende afirmar a necessidade e actualidade do conhecimento e do sentido crítico.

A sessão é de entrada livra. Todos são bem-vindos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece ser interessante!
Mark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa de celebridades e cinema)

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...