sábado, 7 de novembro de 2015

VILLANI APRESENTA "TEOREMA VIVO"


Informação recebida da Gradiva: 

 Cédric Villani, matemático premiado com a Medalha Fields, apresenta o livro Teorema Vivo em Lisboa

 A Gradiva acaba de publicar o livro Teorema Vivo, de Cédric Villani, uma obra dirigida a matemáticos e não só. O autor estará em Portugal e fará uma apresentação pública desta sua obra numa conversa com o físico Carlos Fiolhais e o matemático Jorge Buescu, que terá lugar no dia 10 de Novembro, terça-feira, pelas 18h30m, no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, na Praça Dom Pedro IV, em Lisboa.

Teorema Vivo é um livro que, abordando teorias e conceitos matemáticos, contribui também para perceber como é o dia-a-dia de um investigador, de um matemático. Narra a história da génese de um avanço matemático, apresentando-se como uma espécie de diário de bordo que permite acompanhar o fluxo de consciência de Cédric Villani ao longo dos quase dois anos em que construiu os resultados matemáticos que lhe valeram a Medalha Fields. E, nesse sentido, tem um registo que se lê quase como uma narrativa de aventuras. Enquanto vai narrando a história que segue a génese de uma descoberta matemática, e a propósito dela, introduz informações sobre alguns grandes investigadores, como Ludwig Boltzmann, Lev Landau, Joseph Fourier e John Nash, entre vários outros.

Esta obra constitui-se como uma epopeia intelectual, que nos leva de Princeton a Tóquio, de Lyon a Hyderabad, dela constando os avanços e os recuos da investigação, as intuições e as decepções, bem como as discussões por e-mail de Villani com o seu colaborador, os cenários de trabalho, as impressões sobre locais que visita, a efervescência mental do trabalho criativo. Ainda que boa parte do livro possa ser lida quase como uma narrativa, o autor apresenta múltiplas equações relacionadas com o trabalho que vai desenvolvendo e que, seguramente, despertam o interesse dos matemáticos.

 Pequeno excerto do livro:

«Releio a última versão do nosso artigo, apago, corrijo. Estou bem mais sereno do que estive nos últimos meses! Reescrevemos tudo. Eliminámos as duplas deslocações traidoras. Conseguimos explorar a separação temporal assimptótica dos ecos, mudámos o núcleo da demonstração, estudámos modo por modo o que antes era gerido globalmente, relaxámos a condição de analiticidade, e finalmente incluímos o caso coulombiano em tempo infinito, pelo qual toda a gente nos dava nas orelhas… Tudo refeito, tudo simplificado, tudo relido, tudo melhorado, tudo relido ainda mais uma vez.»

Teorema Vivo é um livro escrito com paixão, que se distingue de outras obras que focam teorias matemáticas por se constituir como uma espécie de história viva, contando na primeira pessoa a experiência de investigação do autor, um matemático internacionalmente reconhecido.

SOBRE O AUTOR

 Cédric Villani é considerado um dos matemáticos mais brilhantes da sua geração. Conquistou em 2010 o maior prémio mundial na área da Matemática, a Medalha Fields, e é actualmente director do Institut Henri Poincaré, em Paris. A sua personalidade exuberante – ele próprio se auto-intitula «a Lady Gaga da Matemática» – e a originalidade dos meios através dos quais se propõe levar a Matemática a todos fizeram dele o protagonista central de livros, filmes, programas televisivos e até, recentemente, uma banda desenhada.

Teorema Vivo
Cédric Villani
Colecção: «Fora de Colecção»
300 pp.
Ano de edição: 2015
ISBN: 978-989-616-674-8

€ 16,00

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...