domingo, 8 de novembro de 2015

Especialistas debatem Acordo Ortográfico, por "uma verdadeira reforma"


Com este título , em notícia da “Lusa” de hoje, lê-se: "Mais de duas dezenas de especialistas discutem o Acordo Ortográfico, a partir de segunda-feira, durante dois dias, uma iniciativa da Academia das Ciências, que quer debater 'uma verdadeira reforma ortográfica'".
Aliás, ocasião soberana para a Academia das Ciências de Lisboa homenagear postumamente Vasco da Graça Moura, figura grada da Cultura Portuguesa, que se bateu debalde, com grande denodo e não menor pertinácia, contra o “Novo Acordo da Língua Portuguesa”.

Aguardo, como tal, com enorme curiosidade, o desfecho desta discussão sob a égide da vetusta e notável Academia de Ciências.

2 comentários:

Mark Margo disse...

Somos Portugueses ou Brasileiros?
Mark Margo
www.markmargo.net (site cor de rosa com celebridades, cinema )

Mudar o Ensino disse...

Desde já me assumo como plenamente contra o Acordo Ortográfico de 1990 e acérrimo apoiante do de 1945. Porém, acho que reverter o processo neste momento, e anular completamente o novo acordo, é fazer aos que já só tomaram contacto com a nova ortografia o que fizeram quando a implementaram abruptamente. Por isso, creio que a melhor opção seria fazer um Movimento Pela Dupla Grafia do Português, no sentido de tornar ambas as grafias oficialmente aceites, conforme explicito aqui.

Obrigado.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...