terça-feira, 6 de agosto de 2013

Prefácio a "História da Ciência Lusófona: Coimbra entre Portugal e o Brasil"


Prefácio a "História da Ciência Lusófona: Coimbra entre Portugal e  o Brasil" que acaba de sair na Imprensa da Universidae de Coimbra com coordenação minha de Carlota Simões e Décio Martins:

A Universidade de Coimbra desempenhou um papel do maior relevo na história da ciência portuguesa, ao longo dos séculos. Foi notável, em particular, o seu papel no estabelecimento da ciência nas regiões ultramarinas, que (com excepção dos territórios indianos, integrados na República da Índia, e de Macau, integrada na República Popular da China), são actualmente países independentes que constituem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O maior e mais desenvolvido desses países é o Brasil. Durante muitos anos os naturais de qualquer um dos territórios do antigo império português frequentaram preferencialmente a Universidade de Coimbra, atendendo ao facto de ter sido até 1911 a única Universidade no vasto mundo lusófono (com excepção, durante dois séculos, da Universidade jesuítica de Évora). No Brasil, a primeira faculdade foi a Faculdade de Medicina da Bahia estabelecida nessa cidade no Hospital Militar Real, sito no antigo Colégio de Jesuítas, em 1808 por ordem do Príncipe Regente D. João, mais tarde D. João VI.

Interessa, numa altura em que o estudo da história das ciências em Portugal está a crescer de modo acentuado, conhecer melhor o papel da Universidade de Coimbra no desenvolvimento da ciência em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, a começar pelo Brasil. Para fornecer um panorama actual da historiografia da ciência em Portugal e no Brasil e, em particular, para discutir o papel da Universidade de Coimbra na evolução da ciência em Portugal e no Brasil desde o início do século XVI (achamento do Brasil por Pedro Álvares Cabral) até meados do século XX (atribuição em 1949 do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz, até hoje o único prémio Nobel na área das ciências no mundo lusófono), realizou‑se de 26 a 29 de Outubro de 2011 na Universidade de Coimbra o Congresso Luso‑Brasileiro de História das Ciências, que reuniu cerca de duzentos estudiosos da história da ciência lusófona.

Este volume contém as contribuições principais desse Encontro, tanto as convidadas que estavam inéditas como um grupo seleccionado de contribuições propostas, procurando um equilíbrio entre tempos históricos, entre disciplinas científicas e entre autores dos dois lados do Atlântico. Outras contribuições podem ser encontradas nas actas electrónicas daquele encontro, publicadas em CD‑ROM 1. A presente obra fornece um retrato polifacetado da ciência no mundo luso‑brasileiro ao longo de quase cinco séculos que pode e deve constituir ensejo para novas e mais evoluídas investigações. Espera‑se, com efeito, que este acervo de diferentes pontos de vista sobre a prática e a transmissão de diferentes ramos da ciência (nalguns casos também da tecnologia) em diferentes períodos, focando alguns personagens mais relevantes e situações de mudança mais rápida, seja útil para o desenvolvimento de novos estudos sobre a ciência em Portugal e no Brasil, reforçando os laços de cooperação científica e cultural entre os dois países. Numa altura (2012‑2013) em que se celebra o ano de Portugal no Brasil e o ano do Brasil em Portugal, com um programa repleto de manifestações culturais, a ciência, partilhada ao longo de uma história em larga medida comum, pode e deve ser vista como um ingrediente e fermento de cultura.

A todos os que contribuíram para o êxito do referido Congresso, em particular os conferencistas convidados, e a todos os que permitiram a publicação deste livro são devidos os melhores agradecimentos. Queremos destacar a Fundação para a Ciência e Tecnologia, que apoiou o projecto “História da Ciência na Universidade de Coimbra (1542‑1933)” (neste caso as datas convencionalmente escolhidas para delimitar o período foram a fundação do Colégio de Jesus e o início do Estado Novo) e a Imprensa da Universidade de Coimbra, também ela fortemente empenhada na cooperação científica e cultural entre Portugal e o Brasil, com cuja chancela esta colectânea de estudos aparece.

Coimbra, 21 de Março de 2012

Os editores

O Livro de Actas do Congresso está disponível aqui

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Criativa a direção de arte !

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...