Educação: Perspetivas e Desafios, livro coordenado por Maria Formosinho, João Boavida e Maria Helena Damião, acaba de ser publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
Tal como aconteceu, noutros momentos, a educação é, no presente, atravessada por convulsões de grande amplitude e radicalidade, a começar por aquelas que envolvem os seus fundamentos filosóficos, éticos e epistemológicos. Abaladas que foram as estruturas de racionalidade que outrora orientavam a atividade pedagógica, pergunta-se: é possível e desejável encontrar um consenso mínimo para a educação, um consenso que norteei os seus desígnios e dinamize os seus agentes?
O livro, onde participam pedagogos portugueses e espanhóis, debate esta questão, distanciando-se dos múltiplos lugares-comuns que, resguardados por uma pretensa tolerância cultural, se afiguram inabaláveis.
Na sua heterogeneidade, os dez ensaios, que constituem a obra, enfatizam a dimensão social e moral dos intentos educativos com vista a superar leituras simplistas e redutoras da formação do ser humano.
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