sábado, 10 de agosto de 2013

PORTUGUESES CONQUISTAM OURO, PRATA E BRONZE EM MOÇAMBIQUE

Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


A 3.ª edição das Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), que decorreram em Maputo, entre 4 e 9 de agosto, valeu à equipa que representou Portugal na competição uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze. Miguel Costa (12.º ano, Porto) foi o responsável pelo ouro, depois de ter conquistado uma medalha de prata no Brasil na anterior edição das OMCPLP. João Rocha (11.º ano, Valongo) arrecadou uma medalha de prata, à semelhança do ano passado, e David Andrade (9º ano, Albufeira) e Henrique Santos (10.º ano, Coimbra), os mais novos do grupo e estreantes nesta competição, alcançaram o bronze.

Estes olímpicos chegarão ao Aeroporto da Portela no domingo, dia 11 de agosto, pelas 08h50, no voo TP 0282, acompanhados pelos Professores António Salgueiro e Joana Teles.

São Tomé, Brasil e Moçambique foram os outros três países que participaram nesta 3ª Olimpíada de Matemática da CPLP. Segundo declarações efectuadas ao jornal Público pelo coordenador-geral das Olimpíadas, Luís Merca Fernandes, “os outros países da CPLP cancelaram a participação nestas Olimpíadas devido aos conflitos que tiveram lugar no país que sediou o evento”.

Recorde-se que a primeira edição da Olimpíada da CPLP teve lugar a Julho de 2011, em Portugal e a segunda no Brasil, em Julho de 2012.

A participação nas Olimpíadas de Matemática da CPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Ciência Viva, do Banco Espírito Santo, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Pathena.

António Piedade a partir do comunicado da Sociedade Portuguesa de Matemática.

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto já se está a tornar ridículo. Olimpíadas dos CPLP... e a quatro países. Grande feito, realmente.

Anónimo disse...

É um comentário ao lado, desculpem. Hoje o Público deu direito de resposta a um "estudante de astrologia", que põe em causa as habilitações nos nossos astrónomos. Dá mesmo vontade de nunca mais comprar o Público...

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Matemática é régua. Nem trégua.

Arriado a parelha 4v.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...